Anne Bogart é entrevistada por Fabiano Lodi em live sobre artes cênicas
Anne Bogart (arquivo pessoal)

Por meio da Oficina Cultural Oswald de Andrade, o diretor teatral Fabiano Lodi entrevista, no dia 29 de outubro (quinta, às 19h), a diretora norte-americana Anne Bogart, aclamada internacionalmente pelo trabalho na SITI Company e pelo uso da técnica dos Viewpoints em seus processos criativos. Esta é a primeira vez que Bogart concede uma entrevista pública, em vídeo, no Brasil.

O evento dá sequência a uma série de lives sobre Viewpoints e Método Suzuki, conduzidas por Fabiano Lodi, nos meses de agosto e setembro. Em novembro, o convidado será o diretor americano Kameron Steele. Esta é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, dentro das atividades do programa #CulturaEmCasa. A idealização e a produção são de responsabilidade da Leneus Produtora de Arte.

A live, gravada em inglês, tem transmissão pela plataforma Zoom com legendas em português. Os interessados devem fazer inscrição grátis pelo canal Mais Cultura no site da Poiesis. As vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição (aqui).

Com uma extensa e premiada trajetória, Bogart promete compartilhar suas experiências como diretora teatral em diferentes contextos, enfatizando a relevância das práticas teatrais de treinamento, bem como as ações artísticas e formativas realizadas pela SITI Company (Saratoga International Theater Institute), companhia teatral fundada em 1992, nos Estados Unidos, em parceria com o diretor japonês Tadashi Suzuki.

A visibilidade conquistada por Anne Bogart com os espetáculos que dirigiu - mesmo antes de fundar a companhia - se dá, em grande parte, pela articulação da técnica dos Viewpoints. Criada originalmente, nos anos 1970, com o nome Six Viewpoints pela coreógrafa Mary Overlie, falecida em junho de 2020, essa técnica desenvolve qualidades artísticas que misturam referências de diferentes linguagens (especialmente dança e teatro) para que a criação nas artes da cena aconteça de forma colaborativa.

Neste sentido, Bogart propõe outras configurações para o exercício da direção teatral, problematizando o papel centralizador tradicionalmente esperado desses artistas. Desde 1993, Bogart integra o corpo docente do curso de graduação em direção teatral da Universidade de Columbia. É autora de quatro livros, dois dos quais traduzidos para o português do Brasil: A Preparação do Diretor (em 2011) e O Livro dos Viewpoints (em 2017, cuja tradução para o português tem Fabiano Lodi na equipe). Os demais são: And Then... You Act! e What´s the Story.

Um dos objetivos de Bogart e Suzuki ao criarem a SITI Company foi promover o intercâmbio internacional. Anualmente, artistas de diferentes países se inscrevem para participar de um disputado programa de formação artística imersivo, realizado em Saratoga Springs, no estado de Nova York, no campus da Skidmore College. Neste programa, são combinadas três práticas teatrais que formam a base do treinamento da SITI Company: a técnica dos Viewpoints e o Método Suzuki (criado nos anos 1960 por Tadashi Suzuki, no Japão), além de exercícios de composição, baseados nas práticas da coreógrafa Aileen Passloff.

Live internacional: Anne Bogart
Coordenação: Fabiano Lodi
Data: 29 de Outubro - quinta, às 19h
Público: interessados em geral
Local: atividade on-line (plataforma Zoom)
Inscrições até 28 de outubro - 100 vagas (seleção por ordem de inscrição):

Sobre a Oficina Cultural Oswald de Andrade - A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem.

Sobre s Poiesis - A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Editorias: Cultura e Lazer  Internet  Terceira idade
Empresa: Verbena