SiDi tem projetos selecionados em chamada do CNPq

Campinas, 06 de outubro de 2020 - O SiDi teve duas propostas de projetos selecionadas na chamada pública do CNPq para o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI. O objetivo dessa chamada (N.º 12/2020) foi selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Os dois projetos, que receberão contrapartida financeira do SiDi, serão desenvolvidos em parceria com universidades brasileiras - que participaram da elaboração da proposta apresentada ao CNPq. “Com isso, estaremos reforçando nosso relacionamento com a área acadêmica e, ainda, investindo no desenvolvimento de pesquisa básica”, afirma John Yi, superintendente do SiDi.

Uma das propostas selecionadas tem como tema Monitoramento inteligente com câmeras e envolve as tecnologias de aprendizado de máquina e visão computacional, na área de Inteligência Artificial. O projeto será desenvolvido com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como responsável o professor José Mario De Martino.

A outra proposta é resultado de parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - com a qual o SiDi já realizou diversos trabalhos em conjunto. Com o tema Mineração de opinião de consumidores, o projeto envolve técnicas de tratamento de Big Data, anonimização de dados, coleta de dados em múltiplos canais, técnicas de rotulação de dados e de entendimento semântico de textos. Na UFPE, o trabalho terá como responsável o professor Rafael Dueire Lins.

Cada projeto está associado a uma bolsa do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação do CNPq. E, para cada doutorado, estão vinculadas quatro bolsas de iniciação científica para alunos das universidades parceiras. Os contemplados com as bolsas de doutorado irão trabalhar com as equipes do SiDi no desenvolvimento dos respectivos projetos.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações
Empresa: Pimenta Comunicação