Furukawa lança solução LTE para redes privadas de longo alcance
Furukawa lança solução LTE para redes privadas de longo alcance
...

São Paulo, 21 de setembro de 2020 - A Furukawa está lançando uma solução sem fio destinada a viabilizar a implantação de redes privadas multisserviços com foco em utilities e em áreas rurais do país - em regiões não atendidas pelos serviços de telecomunicações. Baseada em tecnologia LTE na frequência de 250 MHz, a nova solução oferece largura de banda elevada, permitindo a transmissão simultânea de dados, voz e vídeo em tempo real.

“O objetivo é atender às necessidades de conectividade do agronegócio e também de setores como energia e mineração, que precisam de mobilidade e garantia de banda para monitorar equipamentos e atividades em áreas abertas”, afirma Daniel Blanco, gerente de Engenharia Inovação da Furukawa. “A solução LTE 250 MHz é de fácil instalação, baixa manutenção e oferece até 32 Mbps na ponta, o que permite ter múltiplos serviços na rede”, acrescenta.

O uso da frequência de 250 MHz, destinada ao Serviço Limitado Privado (SLP), permite ao produtor rural ou empresa instalar e operar sua própria rede de comunicação, com um raio de cobertura de até 100 quilômetros por eNodeB (estação rádio base da rede LTE). Para isso, a Furukawa desenvolveu uma solução robusta, adequada a ambientes externos (full outdoor), e que pode ser facilmente configurada. O software responsável pela gerência do sistema (EPC) encontra-se embarcado na eNodeB, que tem tamanho compacto e capacidade para suportar até 10 mil terminais registrados e cem comunicando simultaneamente.

Os terminais de usuário (UEs) da solução Furukawa possuem Wi-Fi e GPS integrados, duas portas seriais e porta Ethernet. Assim como a eNodeB - com a qual se comunicam -, são equipamentos multisserviços e com design robusto, podendo ser utilizados em tratores, máquinas agrícolas e outros veículos e integrados a sensores, medidores e gateways IoT, para a coleta de dados em campo.

“Com a solução LTE Furukawa, o produtor rural pode acompanhar o que está acontecendo na lavoura em tempo real, com imagens de vídeo, comunicação por voz e informações atualizadas a todo momento. Essas facilidades irão contribuir para o melhor controle das atividades e, com isso, para o aumento da produtividade agrícola”, conclui Blanco.

A solução Furukawa LTE 250 MHz já passou por diversos testes em campo e estará disponível comercialmente na segunda quinzena de outubro.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações
Empresa: Pimenta Comunicação