Gehaka apresenta central de purificação de água PW e WFI na FCE Pharma 2019
Gehaka apresenta central de purificação de água PW e WFI na FCE Pharma 2019
...

“A Gehaka, atualmente, é a única empresa da América Latina que fabrica seu próprio módulo eletrodeionizador, além de contar com uma equipe altamente qualificada para fazer a recuperação desses módulos após a saturação causada por um período regular de uso.” Dessa forma, Rogério Mendes, gerente de negócios, explica a importância do sistema de purificação de água para uso farmacêutico produzido pela Gehaka, que será exposto na FCE Pharma 2019, que ocorre de 21 a 23 de maio, em São Paulo.

Nesta 21ª edição da FCE Pharma, feira que tem o intuito de apresentar importantes evoluções no setor farmacêutico, a Gehaka, tradicional empresa fabricante de instrumentos de medição e controle, vai apresentar seu sistema de tecnologia combinada, que utiliza osmose reversa, eletrodeionização e membranas de duplo passo para a purificação de água PW e WFI.

O equipamento é construído em estruturas únicas, chamadas skids, em material sanitário SS 316L, e oferece, além das tecnologias de purificação, todo um processo de controle de qualidade da água final, o que significa que o monitoramento da condutividade do TOC (Carbono Orgânico Total) é feito em linha, ou seja, sem interferência de amostragens ou laboratórios.

Esse projeto também inclui, como outros instalados pela Gehaka, o sistema CIP (Clean In Place) com água aquecida a 80 °C. Esse é um aspecto de grande diferencial, tanto econômico quanto ambiental, pois reduz o descarte de resíduos químicos, que acarreta uma limpeza mais rápida e mais eficiente, em comparação a outras realizadas com sanitizantes tradicionais.

\"O próprio sistema faz com que o aquecimento da água purificada internamente execute a higienização. Isso tem um reflexo importante em áreas em que é difícil dispor de vapor e água gelada para o uso, e ainda facilita o processo de validação”, explica Mendes.

Outra novidade, segundo o gerente de negócios, é que a Gehaka, no momento, é a única empresa da América Latina que fabrica seu próprio módulo eletrodeionizador e, além disso, disponibiliza uma equipe altamente qualificada para recuperar esses módulos. O trabalho pode, inclusive, ser adaptado a clientes que possuem estações de purificação de água farmacêutica de outras marcas e que usam módulos de eletrodeionização de outros fabricantes.

“O projeto apresentado tem um sistema de automação completamente alinhado às mais modernas exigências de registros eletrônicos de dados de processo, assinaturas eletrônicas e validação de sistemas automatizados que atendem integralmente às normas GAMP 5, 21 e CFR Part 11”, completa Rogério Mendes.

A participação da Gehaka na FCE Pharma ocorre de 21 a 23 de maio de 2019 e a exposição da central de purificação de água PW e WFI estará no estande da empresa parceira Vidy, com a numeração D001.

FCE Pharma 2019

Local: São Paulo Expo — Rodovia dos Imigrantes, km 1,5