|
Grupo que imprime diversidade à dança contemporânea apresenta \"Frestas Poéticas: Corpo Tempo\" no SCAR Centro Cultural, às 19h, com entrada franca. |
Conhecido por promover a cultura regional e atuar em diversas frentes artísticas, o SCAR Centro Cultural, em Jaraguá do Sul, recebe uma apresentação única e especial da Cia Dança Sem Fronteiras, de São Paulo.
Após uma turnê internacional bem-sucedida com nove apresentações no País de Gales, o grupo apresenta o espetáculo de dança “Frestas Poéticas: Corpo Tempo”, com música de Sérgio Zurawski e direção de Fernanda Amaral, bailarina e fundadora da companhia.
Com entrada franca, o espetáculo conta com o patrocínio da Duas Rodas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e acontece no dia 8 de setembro (domingo), às 19h. O SCAR Centro Cultural fica na R. Jorge Czerniewicz, 160, em Jaraguá do Sul. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria SCAR ou pelo site http://www.ticketcenter.com.br.
Reunindo no elenco bailarinos de habilidades mistas, com e sem deficiência, o trabalho da Cia Dança Sem Fronteiras rompe barreiras e ocupa espaços com diversidade. Originalmente criado para espaços não convencionais, “Frestas Poéticas: Corpo Tempo” envolve o público em cenas lúdicas e intrigantes, em que a dança vai criando um espaço diverso e colorido, uma travessia feita por diversos corpos e suas singularidades, em locomoção com objetos de tecnologia assistiva, como muletas, cadeiras de rodas e andador.
“A ideia é tornar visíveis as pequenas danças, gestos e afetos do corpo em relação ao espaço, seus habitantes e suas habilidades. É mostrar a natureza e o corpo em suas muitas formas de resistir ao tempo e suas limitações, criando brechas para seguir seu fluxo e mostrando grande resiliência frente a situações adversas”, comenta Fernanda.
Sobre a Cia Dança Sem Fronteiras
A Cia Dança sem Fronteiras foi criada em 2010, em São Paulo, pela bailarina, coreógrafa e educadora Fernanda Amaral. Desde sua criação, reúne diferentes linguagens artísticas para criar espetáculos, ações performáticas e videodanças pautados na cultura corporal que acolhe o potencial de todos os participantes, a criatividade e a diversidade.
O grupo já realizou mais de quinze espetáculos, apresentando-se em mostras e festivais nacionais e internacionais, presencialmente e online. Dentre os prêmios conquistados estão o Prêmio Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) em 2013, Prêmio Denilto Gomes- 2020 e em 2021 –– British Council e Unlimited – com a parceria com artista com baixa visão do País de Gales, e em 2022, o Prêmio Dança Acessível Funarte.
Todos os projetos da Dança sem Fronteiras são idealizados e realizados com o objetivo de promover a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos, fortalecendo a diversidade e ampliando os horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos, para questionar fórmulas e preconceitos sobre “dança”, “deficiência” e “profissionalismo”.
Para conhecer o trabalho com mais detalhes, basta acessar o site http://dancasemfronteiras.com.br/.
Sobre a Duas Rodas
Patrocinadora do espetáculo da Cia Dança Sem Fronteiras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Duas Rodas está presente em mais de 70 países, atuando desde 1925 na fabricação de aromas e ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina. Além de Jaraguá do Sul, a companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), três na América Latina (Chile, Colômbia e México), além de 06 centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Possui também um Centro Avançado de Inovação e Logísitica na Europa, além de escritórios comerciais nos Estados Unidos e China.
Serviço
Ministério da Cultura e Duas Rodas apresentam
Dança Sem Fronteiras em Jaguará do Sul
Espetáculo: “Frestas Poéticas: Corpo Tempo”
Data: 08 de setembro (domingo)
Horário: 19h
Local: SCAR Centro Cultural
Endereço: R. Jorge Czerniewicz, 160 - Czerniewicz, Jaraguá do Sul - SC
Ingressos gratuitos. Retirada na bilheteria SCAR ou site http://www.ticketcenter.com.br