O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas começa o ano com mais uma etapa do projeto cultural “Curtas de Animação”, que percorre escolas públicas com oficinas de animação. Entre 25 e 29 de janeiro, serão realizadas duas oficinas na Escola Municipal Indígena Nhembo ‘e’ á Porã, na Aldeia Rio Silveira, em Bertioga, litoral paulista.
Realizado em parceria com a Direção Cultura, o projeto “Curtas de Animação” foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização das oficinas, e também reúne os trabalhos autorais de cada diretor. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longa-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes.
O contato com a cultura indígena também vem de longe, e tem se estreitado ainda mais nos últimos meses. Em dezembro, a equipe do Núcleo realizou oficina na Escola Estadual Indígena Mãtyk, no município de Tocantinópolis/TO, com crianças do povo apinagé. Em setembro, Lazaretti ministrou oficina em São Gabriel da Cachoeira/AM, município considerado o mais indígena do Brasil, por abrigar 23 etnias diferentes. A viagem marcou o retorno do Núcleo à cidade após 30 anos. Em 1991, Wilson Lazaretti e Mauricio Squarisi passaram 20 dias na cidade, numa oficina de animação com 35 crianças. O resultado foi o filme “Çuikíri”, de 1991, uma mensagem de preservação, que pode ser visto no Youtube: https://youtu.be/4MeEnkkQoD4.
As atividades do Núcleo podem ser acompanhadas pelo https://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/.
O Núcleo também está presente nas redes sociais:
Facebook: http://www.facebook.com/ncacampinas
Instagram: @ncacampinas
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/ncacampinas/