E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Mantendo o ritmo: O papel vital do monitoramento de TI nos estádios de shows do Brasil
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

À medida que as tecnologias evoluem, grandes shows estão excedendo a própria música e tendo mais a ver com criar experiências inesquecíveis para seus espectadores. Embora sejam como grandes telas em branco para realizar isso, os estádios criam ambientes complexos, especialmente durante shows. Nos bastidores, todo show é um espetáculo cuidadosamente orquestrado, suportado por intricadas infraestruturas de TI que coordenam tudo, desde efeitos audiovisuais durante o show até gestão dos ingressos, controle da multidão e dispositivos conectados nas instalações. No centro dessa operação altamente elaborada está o monitoramento de TI, assegurando que o show siga sem impedimentos.

Visibilidade abrangente por meio de simplicidade

Venda de ingressos, barreiras de acesso, serviços da arena, controle de canhões de luz, rádio, pagamentos sem contato, sistemas de análise de vídeo, e exposições intra-show que variam de show para show – atualmente, os estádios são muto mais do que apenas o gramado, as arquibancadas e a multidão. Muitos desses elementos costumam estar fora do escopo da maioria das ferramentas de monitoramento, que cobrem exclusivamente os padrões de TI. Se os estádios não atualizarem proativamente seus sistemas de infraestrutura de monitoramento, provavelmente estarão operando com protocolos tradicionais que não dão verdadeira visibilidade ao longo de toda a rede.

À medida que a digitalização entra no ritmo, a Tecnologia da Informação (TI) e a Operational Technology (OT) estão, cada vez mais, se tornando a base para componentes e departamentos previamente análogos. Com os eventos em estádios crescendo em escala, mais desses dispositivos precisam ser incluídos na rede, fazendo com que o monitoramento abrangente seja crítico para experiências de alta qualidade. Essa tendência leva a uma responsabilidade cada vez maior para as equipes de TI. Elas precisam estar sempre informadas acerca do status e do desempenho de toda a tecnologia de TI e do estádio, e ser prontamente notificadas em caso de falhas – não apenas o tipo, mas também a causa e a localização. Tais notificações só são possíveis s dos ambientes digitalizados e a TI forem monitorados com um único sistema de monitoramento, e se esse sistema for capaz de manter uma supervisão abrangente. Além disso, quanto mais simplificada for a visualização de toda a infraestrutura, mais fácil será detectar e resolver os problemas.

Por que o monitoramento de TI é primordial

Os sistemas de monitoramento de TI fornecem uma plataforma unificada para monitorar as redes de TI tradicionais e a infraestrutura, compreendendo servidores, bases de dados, sistemas de armazenamento, firewalls, switches e sistemas de backup, bem como a moderna tecnologia de estádios. Adicionalmente, ao tirar proveito de soluções avançadas de monitoramento de TI, os operadores das instalações ganham, tipicamente, acesso a uma ampla gama de sensores pré-configurados e templates de dispositivos pré-definidos, projetados para simplificar os processos de monitoramento. Integrando os dados dessas diversas fontes e tendo tudo à vista, os operadores das instalações são capazes de adotar uma abordagem unificada que permite alocação de recursos e planejamento da capacidade ótimos, minimizando o risco de gargalos e assegurando que, durante os shows, as operações fluam com suavidade.

Além disso, os sistemas de monitoramento de TI oferecem também insights em tempo real a respeito do desempenho de componentes críticos da infraestrutura. Isso inclui também painéis de controle visual personalizáveis e mapas especificamente projetados para o monitoramento do estádio todo. Como supervisores diligentes, esses sistemas monitoram o batimento cardíaco dos servidores da rede, a funcionalidade do equipamento audiovisual e a eficiência dos sistemas de emissão de ingressos. Acompanhando métricas fundamentais, como latência, utilização de largura de banda e disponibilidade do sistema, os operadores de instalações são capacitados a resolver antecipadamente potenciais problemas antes que eles possam ocorrer, garantindo experiências ininterruptas para os espectadores.

Os benefícios para os espectadores

O monitoramento contínuo da tecnologia de estádio e TI contribui enormemente para a conveniência e o aproveitamento dos fãs durante os shows, mesmo que eles estejam assistindo em seus lares.

1. Chegada ao estádio: As soluções de monitoramento de TI monitoram os sistemas de barreiras de acesso (incluindo catracas) para assegurar que todos os fãs entrem no estádio bem antes do início do show.

2. Encontro de assentos ou de áreas em pé: Os sistemas de sinalização do estádio também estão sob a abrangência dos modernos sistemas de monitoramento de TI. Isso proporciona não apenas conveniência adicional, mas também segurança.

3. Atrações audiovisuais: Atualmente, a maioria dos shows inclui aprimoramentos audiovisuais para deliciar os fãs. Embora, habitualmente, técnicos estejam no comando disso, os sistemas de monitoramento de TI asseguram que todas as ferramentas necessárias para os técnicos proporcionarem essas atrações estejam operando sem problemas.

4. Alimentos e bebidas: Os sistemas de monitoramento de TI ajudam a assegurar que os sistemas de caixas registradoras, impressoras, fontes de energia e redes estejam operando adequadamente nas arquibancadas.

5. Transmissão: Muitas vezes, os shows são transmitidos ao vivo em mídias sociais, canais de TV e outros meios. Por meio de soluções de monitoramento, as equipes de TI se certificam de que as redes e os dispositivos necessários à transmissão de conteúdo pelo mundo todo estejam fazendo isso na hora certa e sem retardos.

À medida que a tecnologia continua a redefinir os limites do entretenimento, o papel do monitoramento de TI no amplo ecossistema dos estádios é indispensável. Desde alimentar inovações digitais até assegurar a confiabilidade e segurança de infraestrutura crítica, eles são os arquitetos silenciosos que viabilizam experiências perfeitas e inesquecíveis em shows.

*Luis Arís é gerente de desenvolvimento de negócios da Paessler LATAM.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Negócios  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: GAD  
Contato: GAD  
Telefone: 11-38469981-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.