A Siemens e a Paessler anunciam que o software de monitoramento Paessler PRTG será utilizado como a solução de monitoramento da Siemens Lifecycle Management Suite (LMS).
Na Feira de Hannover, em abril de 2023, a Siemens e a Paessler fortaleceram sua aliança no espaço industrial com a confirmação de que o Paessler PRTG é uma parte essencial da Siemens Lifecycle Management Suite (LMS). Daniel Leese, Gerente de Produto da Suíte de Gestão de Ciclo de Vida da Siemens, explica o papel do PRTG na solução LMS: “Com o PRTG da Paessler, estenderemos a nossa Siemens Lifecycle Management Suite por meio de uma solução estado-da-arte de monitoramento online de IT/OT. Isso permite aos nossos clientes gerar automaticamente uma solução de Reactive Maintenance Work.” Como resultado, dados e alarmes de monitoramento de IT e OT gerados pelo PRTG poderão ser facilmente integrados nos fluxos de trabalho e processos de engenheiros e técnicos.
Esse desenvolvimento é uma novidade na parceria entre a Siemens e a Paessler. As duas empresas já trabalharam juntas no passado, mas, agora, estão estreitando seu relacionamento para tirar ainda mais proveito da soma das forças da Siemens e do PRTG na esfera industrial.
Paessler PRTG e Siemens Industrial Automation DataCenter (IADC)
Uma das principais aplicações diz respeito ao Siemens Industrial Automation DataCenter (IADC). Trata-se de um data center configurado de forma individual para ser usado no ambiente de manufatura. O sistema atende os requerimentos da área de produção. Isso inclui controlar todos os componentes principais do data center – é o caso de computação de alta performance, redes IT/OT, Soluções de back-up & disaster recovery, processos de arquivamento de dados, fonte de energia ininterrupta e a arquitetura de segurança IEC 62443.
Esse approach holístico oferece, também, consultoria, configuração e todos os serviços necessários para o suporte a todo o ciclo de vida do data center. IADC usa virtualização para integrar várias aplicações em uma única plataforma de hardware. Diferentes variações de hardware são uma realidade no data center. Ainda assim, é possível escalar de forma individual os múltiplos componentes do data center – isso é feito dentro da visão de serviços de ciclo de vida.
O PRTG já é usado com o IADC, que muitas vezes é gerenciado pela plataforma LMS, da Siemens. Trata-se de uma soma de talentos. A solução da Paessler monitora os diversos componentes do IADC, exibe em painéis de controle os dados de monitoramento coletados e alertas os administradores de sistemas no caso de qualquer falha. Isso ajuda a garantir o desempenho excelente e a operação ininterrupta do data center. Além disso, o PRTG fornece ao LMS transparência em toda IT e OT.
Helmut Binder, CEO da Paessler, valoriza a continua confiança demonstrada pela Siemens no software de monitoramento Paessler PRTG. “É uma honra uma empresa de classe mundial como a Siemens, com sua reputação de inovação de qualidade, haver escolhido a solução de monitoramento Paessler PRTG para complementar suas ofertas industriais”, disse Helmut Binder. “Isso enfatiza não somente a versatilidade e confiabilidade do nosso software de monitoramento, mas, também, o valor entregue por ele em cenários industriais.”
Nos anos recentes, a Paessler estendeu seu foco em monitoramento para além da IT, no mundo da OT e da IIoT, e já está monitorando infraestruturas industriais no mundo todo. A Paessler avançou ainda mais na OT lançando o Paessler PRTG OPC UA Server, uma extensão de produto que fornece a sistemas de supervisão e controle (como SCADA) dados de monitoramento e alarme gerados pelo PRTG.