Como se destacar no mercado de trabalho?
Madalena Feliciano, Gestora de carreira e hipnoterapeuta

Dicas essenciais para você progredir na sua vida profissional
Conseguir destaque no mercado é o sonho de muitos profissionais, mas é necessário a aplicação de alguns fatores na sua vida.

Para isso a empresária, gestora e coach Madalena Feliciano explicita esses fatores indispensáveis para seu sucesso e progressão profissional.

Para iniciarmos, é importante destacar que para qualquer sucesso ou destaque profissional que você procura é de suma importância que você tenha amor e uma sincera paixão por aquilo que faz, tudo vai partir desse lugar. “As empresas querem pessoas que façam coisas com amor e com paixão” diz a empresária. Se o seu ambiente de trabalho não está de acordo com seus objetivos profissionais é recomendável que se procure um emprego na sua área ou fazer com que aquele ambiente se torne adequado para o que você está procurando e sim isso é possível, pois muitas vezes você vai descobrindo coisas que nem imaginava mas se alinham com seu propósito. Então vamos aos fatores

Seja proativo:

Ser proativo é não esperar cobrança, mas se posicionar e agir nas situações desafiadoras. É essencial que você, não seja um profissional que fique apenas esperando os comandos, mas que se posicione, se mexa, que conteste (de forma respeitosa é claro) e que traga coisas novas.

Seja flexível:

Isso mostra um grande diferencial do profissional, podemos ver isso através do momento de isolamento que estamos vivendo, em que a flexibilidade se tornou indispensável  para se utilizar do home office mas continuar sendo produtivo e ativo em suas funções, buscando novas formas de ver o mercado nesse momento tão desafiador.

Desenvolvimento e uso da inteligência emocional:

Ter e /ou desenvolver inteligência emocional acima da média, a capacidade de lidar com os problemas quando se está com medo, nervoso ou receoso é indispensável pois isso afeta de forma direta as pessoas envolta de você no ambiente de trabalho. Estar motivado preparado e seguro. Conhecer suas emoções controlar suas reações diante de desafios, e também, compreender os sentimentos dos outros. Um dos aspectos mais importantes dentro do meio corporativo.

Saiba se comunicar:

A comunicação é necessária para que você seja bem compreendido e compreenda o outro. Assim você consegue se desenvolver dentro da empresa, tendo uma comunicação assertiva baseada no seu perfil, deste modo, será fácil transmitir suas ideias e seus talentos. Junto a esse fator, temos também o saber escutar e compreender o outro. Como em uma empresa normalmente se trabalha em grupo, você possuir a sensibilidade de compreender o perfil comunicativo de seus colegas, só potencializa as suas chances de destaque profissional. Estes fatores em conjunto são importantíssimos, visto que a maior parte de desligamentos ocorrem por uma falha comportamental, resultado de uma comunicação incompreendida, sendo necessário o desenvolvimento das soft skills.

Saber trabalhar em equipe:

A maior parte das empresas vão exigir de você, desenvolvimento de um bom trabalho em equipe, dispor-se como um todo, um desenvolvimento da empresa. Para isso é essencial possuir empatia, característica muito falada (mas raramente encontrada), Integração é a palavra-chave. O quanto você está disposto a se integrar, crescer e pensar como time?

Fazer seu marketing pessoal:

Marketing pessoal é se promover, compartilhar de seus méritos, falar de seus resultados e conquistas, obviamente evitando tom de arrogância. Faz total diferença para ser reconhecido. “Gênio sem marketing pessoal é gênio desconhecido” diz a coach. Mesmo se você for tímido, a falta de posicionamento com relação a seu marketing pessoal pode levar a um desligamento indesejado.

Ambição profissional e propósito:

Ter ambição, um profissional que está atrás dos seus objetivos, está sempre se reciclando, buscando ousar, inovar e trazer novas oportunidades para dentro da empresa. A Coach Madalena ressalta “O profissional que quer crescer, não fica apenas em sua zona de conforto, ele tem que ser um profissional que surpreende”. É importante dar mais que seu 100%, torna-se essencial que seu trabalho tenha metas maiores de 120%. Ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma. Ter motivação interna, sem depender dos outros para isso, não se martirizar. Se não tivermos um propósito a gente se perde.

Há alguns fatores adicionais a se destacar aqui, como: possuir autonomia, responsabilidade sobre suas ações para não ficar se martirizando, buscar constantemente se qualificar e ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma, e sempre trazendo coisas novas para sua empresa se mostrando necessário naquele local.

Tomando as atitudes certas, buscando autoconhecimento e a aplicação desses fatores será possível ter muito sucesso tanto na área profissional quanto na área pessoal de sua vida.

A Madalena é uma empresária, gestora e coach de SP, dona de duas empresas de treinamento vocacional e uma empresa que leva o seu nome, de coaching empresarial.

Madalena Feliciano

Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

(11) 2737-1685 e 9 47706543

madalena@ipcoaching.com.br

Rua Engenheiro Ranulfo Pinheiro Lima, nº 118, Ipiranga/SP.

Editorias: Negócios  Recursos Humanos
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Toda Comunicação
Contato: Verônica Pacheco