E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Governança: pilar fundamental para empresas familiares que estão de olho nas operações de M&A em 2024
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Gilson Faust explica que as operações de M&A devem ganhar tração em 2024
Gilson Faust explica que as operações de M&A devem ganhar tração em 2024

Mercado mais dinâmico promove novas demandas de governança

• A importância da governança no cenário das fusões e aquisições em 2024.
• A transformação digital e os desafios da governança corporativa.
• Operações de M&A em 2024 devem ganhar tração.

O ano de 2024 começa com otimismo no mercado financeiro. A previsão dos especialistas é de dinamismo nas fusões e aquisições globais, M&A na sigla em inglês. Um reflexo direto da recuperação econômica e aceleração digital que toma conta do mundo. Nesse cenário, a governança corporativa é um ponto chave para as empresas e um desafio para quem vai enfrentar um mercado extremamente complexo e regulado.

“O sucesso nas aquisições depende diretamente das práticas de governança adotadas pelas empresas e do grau de maturidade dessa cultura dentro do negócio. Inovar constantemente e prever os riscos inerentes ao negócio com robustez, além de estabelecer ferramentas de acompanhamento e controle de processos fará a diferença nas movimentações que devem acontecer neste ano”, afirma Gilson Faust, Diretor Executivo da GoNext.

Como a Governança Corporativa pode auxiliar as empresas familiares em processos de M&A?
O Brasil é um dos países da América Latina que mais realiza operações de Fusões e Aquisições. Segundo dados da KPMG, em 2023 foram realizadas 1142 operações de M&A no país. Para esse resultado, a governança corporativa é um ponto central. Empresas com governança sólida são empresas mais transparentes, com um sistema de dados mais robusto e fluxos claros, o que facilita a tomada de decisão em processos de Fusões e Aquisições. Essas empresas tendem a promover operações mais bem sucedidas e garantem a sustentabilidade pós-M&A. Além disso, despertam mais confiança no mercado. “Nas empresas familiares a implantação da governança sólida é crucial para quem deseja fazer operações de M&A em 2024. A prática da governança protege não só a família empresária, como também garante que o processo de integração com a nova empresa seja mais eficaz. Dados e fluxos bem informados facilitam os processos de due diligence e a avaliação de ativos, além de conquistar maior confiança do mercado”, conclui Faust.

Transparência e Prestação de Contas:
Empresas com uma sólida governança corporativa geralmente são mais transparentes em relação às suas operações e finanças.
A transparência facilita a avaliação dos ativos e passivos de uma empresa durante o processo de due diligence em uma transação de M&A.
A prestação de contas clara cria confiança entre as partes envolvidas, o que é fundamental para o sucesso de uma fusão ou aquisição.

Eficiência na Tomada de Decisões:
Estruturas de governança eficazes agilizam o processo decisório. Em transações de M&A, a agilidade é crucial, pois a demora nas decisões pode impactar negativamente o valor da transação.

Gestão de Riscos:
A governança corporativa eficaz ajuda a identificar e gerenciar riscos. Durante uma fusão ou aquisição, a capacidade de avaliar e gerenciar riscos, como questões legais, regulatórias e financeiras, é vital.

Proteção dos Interesses dos Acionistas:
A governança corporativa visa proteger os interesses dos acionistas, garantindo que as decisões da administração se alinhem aos objetivos da empresa e maximizem o valor para os acionistas.
Em transações de M&A, isso significa que os acionistas provavelmente terão mais confiança na direção tomada pela administração, aumentando o apoio à transação.

Atratividade para Investidores:
Empresas com boas práticas de governança corporativa são muitas vezes mais atraentes para investidores. Essa atratividade pode resultar em mais interessados em potenciais fusões ou aquisições, proporcionando à empresa mais opções e melhores condições de negociação.

Criação de Valor a Longo Prazo:
A governança corporativa visa criar valor sustentável a longo prazo.
Durante uma transação de M&A, a perspectiva de criação de valor a longo prazo é crucial para garantir que a fusão ou aquisição seja bem-sucedida a longo prazo.

Sobre a GoNext

A GoNext é uma consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares, que atua no mercado há mais de vinte anos, com uma metodologia exclusiva, elaborada a partir da experiência adquirida em mais de 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades empresariais e familiares de cada cliente. Só em 2023, a GoNext implementou e gerenciou mais de 25 projetos, realizou mais 20 fóruns e impactou mais de 600 membros de famílias empresárias em eventos exclusivos e projetos de Governança Corporativa e Sucessão.
Saiba mais em: https://gonext.com.br/
Instagram:@oficialgonext

Editorias: Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: IEME Comunicação  
Contato: IEME  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.