E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Hetrin promove ação especial de pintura para pacientes em celebração ao Dia da Mulher
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
A equipe do projeto realiza, frequentemente, diferentes atividades com pacientes, trazendo mais humanização para o período de internação. (Foto: Débora Alves/IMED)
A equipe do projeto realiza, frequentemente, diferentes atividades com pacientes, trazendo mais humanização para o período de internação. (Foto: Débora Alves/IMED)

A atividade, realizada pelo projeto Cuidar e Mover, proporcionou um momento de criatividade, acolhimento e bem-estar para as pacientes internadas

Em comemoração ao Dia da Mulher, a equipe do projeto Cuidar e Mover promoveu uma atividade especial para as pacientes internadas no Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás. O objetivo foi proporcionar um momento de descontração e interação fora do ambiente do leito, utilizando a arte como forma de expressão e acolhimento.

Durante a ação, as pacientes receberam telas e tintas para criar pinturas que representassem seus sentimentos no momento. Ao final, cada uma teve a oportunidade de compartilhar o significado de sua obra e expressar como se sentiu ao participar da atividade.

Para a enfermeira da Clínica Médica e integrante do projeto Cuidar e Mover, Deborah Aguiar, a ação foi maravilhosa. “Trouxemos as nossas pacientes para uma área mais aberta e disponibilizamos material de pintura com os cavaletes, para que pudessem expressar seus sentimentos em forma de arte, amenizando a dor e a angústia da espera. Tivemos choro, risos, foi realmente emocionante.”

Além da pintura, a psicóloga da unidade e integrante do projeto, Fernanda Lima, compartilhou uma mensagem com as mulheres presentes e abriu espaço para que cada paciente falasse sobre sua obra e seus sentimentos. “Cada uma desenhou o que representava um sentimento naquele momento. Não precisava ter formas definidas, era um exercício de deixar a imaginação e a emoção fluírem livremente”, conta ela.



Projeto Cuidar e Mover

Criado no final de 2024, o projeto Cuidar e Mover é uma iniciativa da equipe multidisciplinar do Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED). Seu principal objetivo é proporcionar momentos de lazer e interação fora do ambiente do leito, contribuindo para a saúde física e emocional dos pacientes e tornando o período de internação mais leve e humanizado.

Desde seu início, o projeto já beneficiou cerca de 50 pacientes e continua ampliando seu alcance a cada nova ação. A paciente Suely Conceição da Cunha, internada há mais de 30 dias no Hetrin, participou pela segunda vez e elogiou a iniciativa: “Eu gostei demais! A gente fica muito tempo no quarto e poder sair um pouco é muito bom, a gente espairece. Nunca tinha pintado antes e adorei essa experiência. Estão todos de parabéns! Tudo o que fazem no projeto, eu gosto de participar”.

Com ações que integram e acolhem pacientes e familiares, o Cuidar e Mover reforça o compromisso do Hetrin com um atendimento mais humanizado e acolhedor, transformando a internação em uma experiência menos traumática e mais positiva.

Editorias: Cultura e Lazer  Governo  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 15/03/25
Fonte do release
Empresa: ECCO  
Contato: ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação  
Telefone: 11-3888-1144--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: -
MSN: -
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.