|
Missa marca inauguração da Capela do Hospital Estadual de Trindade |
| Capela Nossa Senhora das Graças, a santa da cura, no Hetrin. (Foto: Divulgação) | A nova capela foi construída em honra a Nossa Senhora das Graças, a santa da cura, e conta com uma pintura de arte sacra
O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento, inaugurou recentemente a Capela da unidade, localizada entre o Pronto-Socorro (PS) e a futura Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais que realizaram o descerramento da placa de inauguração. O momento contou com discursos que destacaram a importância da nova estrutura para a população. “A capela também é uma área essencial no hospital, oferecendo apoio religioso e emocional, e sendo uma força adicional para superar tantas dificuldades. É com grande satisfação que presenciamos a inauguração de um espaço tão vital. Só tenho a agradecer por este momento significativo”, celebra o General Santos Filho, presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
Logo após, uma missa solene foi celebrada pelo padre João Bosco, que abençoou o local invocando a proteção divina e pedindo bênçãos para todos que utilizarem o espaço. A celebração foi marcada por momentos de oração e cânticos religiosos.
“Me senti profundamente sensibilizado e emocionado durante esta inauguração, pois este local permitirá que muitos exercitem sua fé, contribuindo para o processo de cura de seus familiares e reacendendo a esperança, que é de fato uma parte essencial do processo de cura”, destaca o secretário estadual de saúde, Rasível dos Santos.
Capela
A nova capela foi construída em honra a Nossa Senhora das Graças, a santa da cura, a qual foi desenhada na parte externa pelo grafiteiro Fábio Gomes, artista trindadense que ficou conhecido internacionalmente por grafitar os famosos Viola Davis e Will Smith. No teto do espaço é possível ver a pintura “Teto da Igreja de Peregrinação de Wies” por Dominikus Zimmermann. O intuito é levar inspiração para que a fé se fortaleça.
O local recebeu 6 bancos de madeira e tem capacidade para acomodar 18 pessoas sentadas e até 30 em pé. O objetivo do hospital é que familiares e pacientes possam ter um local de conforto, fé e oração. “Para mim, esta é uma das etapas mais importantes que estamos realizando no Hetrin. A capela é um lugar acolhedor onde os pacientes podem encontrar paz, rezar por seus entes queridos e expressar gratidão. Este espaço não é apenas para nossos pacientes, mas também para todos os nossos colaboradores”, afirma, com alegria, a diretora do Hetrin, Vânia Fernandes.
Reforma e ampliação
A capela faz parte do projeto de reforma e ampliação do Hetrin. A próxima entrega da unidade será o novo Pronto-Socorro, que trará mais espaço e conforto para os pacientes. Em seguida serão iniciadas as obras do centro cirúrgico, enfermaria, central de abastecimento farmacêutico, refeitório e cozinha.
Ao término, a capacidade de atendimento será praticamente triplicada, elevando o número de leitos de 56 para 149. Destes, 14 serão destinados ao alojamento conjunto, 110 às enfermarias de clínica cirúrgica e clínica médica, 20 às UTIs, além de 5 quartos de isolamento. A unidade contará ainda com 6 leitos de observação masculina e feminina, 2 leitos de emergência, 3 quartos para parto normal (PPP) e 4 salas cirúrgicas. A área física da unidade será ampliada de 2.491m² para 10.011m².
Assessoria de Comunicação do Hetrin
|
|
|
|
|
|