E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Família enlutada volta ao HEF para agradecer o atendimento
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Familiares do paciente homenageia equipe do HEF
Familiares do paciente homenageia equipe do HEF

Dedicação da equipe da unidade do governo de Goiás oferecer processo humanizado durante período de internação no hospital

Em cenários que envolvam cuidados paliativos, situações graves e falecimento, a abordagem humanizada torna-se essencial no relacionamento com a família do paciente. O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás com gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), busca esclarecer dúvidas, ajustar a linguagem - por vezes converter termos técnicos em expressões - e manter a transparência da abordagem quanto à situação e as medidas de intervenção adotadas em relação ao doente.

Bruna Queiroz é coordenadora de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva do HEF e conta que o vínculo que nasce da humanização impulsiona a equipe a buscar o melhor todos os dias no atendimento, relacionamento e respeito. “Nós sabemos que estamos no caminho certo quando tocamos o coração de pacientes e familiares e os surpreendemos com o nosso cuidado. Nosso objetivo aqui é honrar os pacientes e as famílias do primeiro ao último minuto”, afirma.

Honra. Essa é a palavra que resume a história da família de Espedito Pinheiro com o Hospital Estadual de Formosa. Ele foi um paciente de estado grave que por 48 dias esteve sob cuidados dos profissionais de saúde do HEF. Durante o tempo em que ficou na unidade, recebeu toda assistência e a sua família foi acolhida pelas equipes, em especial pelo “time” da UTI. Com o tempo, o quadro se agravou e os profissionais se dedicaram ao máximo para que ele estivesse confortável e a família ficasse bem esclarecida sobre todos os detalhes, sempre amparada emocionalmente. Infelizmente o paciente veio a óbito, mas os familiares - mesmo enlutados, foram até o HEF para agradecer todo carinho e cuidado que receberam.

Para Denise Pinheiro, irmã de Espedito, o vínculo criado entre a equipe do HEF e a família será sempre uma memória de gratidão. “Foi um processo de internação muito humanizado, em que nossa família teve todo suporte durante o tempo em que ele permaneceu no hospital. Foram dias de altos e baixos, mas sempre sentimos o cuidado e o acolhimento. Como familiares, nos sentimos no dever de agradecer! Nós saímos daqui com essa sensação de encantamento e é esse sentimento que vamos levar pelo resto das nossas vidas. Toda equipe do HEF está de parabéns por implementar tamanho olhar voltado para a família na jornada do paciente”, declara Denise, emocionada.

Observando todo trabalho desenvolvido até aqui, Ana Brito, diretora do HEF, explica que os frutos da humanização são o motivo para que haja mais dedicação. “Essa jornada é construída no dia a dia e de forma coletiva. Nossa meta é atender com excelência toda a população de Formosa e região, reafirmando nosso objetivo de sermos referência em atendimento e humanização.”

Processo de luto

Os profissionais de saúde do HEF estão preparados para fornecer suporte aos familiares durante o processo de luto. De acordo com Luiza Khalil, psicóloga do HEF, o acolhimento após a notícia de óbito é inteiramente voltado para a validação das emoções expressas dos familiares.

“É fundamental demonstrar o apoio que se faz necessário naquele momento, seja através de uma palavra, de um abraço ou somente da presença de um profissional. É o momento em que o familiar pode se despir e deixar as emoções virem à tona, e ser de fato um ser humano. É sobre elaborar o luto não como algo doloroso para sempre, mas como algo que cada pessoa tem o seu tempo para lidar, e que esse tempo deve ser respeitado”, pontua a psicóloga.

E para acompanhar notícias da unidade hospitalar e dicas de saúde, basta clicar no link e participar do grupo de WhatsApp: bit.ly/43gh0FG.

Assessoria de Comunicação do HEF

Editorias: Governo  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: ECCO  
Contato: ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação  
Telefone: 11-3888-1144--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: -
MSN: -
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.