Expansão e verticalização do processo produtivo da Greenplac são apostas da empresa para 2021, diz José Roberto Colnaghi
Complexo industrial da Greenplac, em Água Clara, no Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação.

Após dois anos trabalhando na consolidação da marca e indústria como referência de modernidade e qualidade no mercado de MDF brasileiro, a Greenplac, de José Roberto Colnaghi, está pronta para uma nova fase.

“Ao longo de 2021, nossos esforços serão para a expansão e verticalização de processos da empresa e essa evolução já começou com investimentos que têm como meta principal a autossuficiência e a qualidade dos serviços Greenplac”, afirma Colnaghi, que é Presidente do Conselho de Administração da Asperbras. A indústria de MDF é o mais recente negócio do Asperbras, que há 55 anos atua em diversos segmentos no Brasil, sempre com muito sucesso.

Para alcançar esse novo patamar em seus negócios, a empresa tem investido em várias frontes, que, em conjunto, auxiliarão os colaboradores, diretores e gerentes da marca a alcançarem novos objetivos. O primeiro passo, que teve início em 2020 e se concretiza em 2021, foi a expansão do complexo industrial – dentro da unidade em Água Clara (MS), foram instaladas plantas de resina e de formol ao longo de 2020.

A extensão da fábrica com essas duas novas seções abre uma cartela de possibilidades para o negócio, isso porque a capacidade de produção atende não só a demanda da Greenplac, mas também possibilita, no futuro, a venda dos insumos para o mercado externo. “Temos espírito empreendedor e confiamos no futuro do Brasil, sempre buscamos novas formas de fazer o negócio ganhar produtividade aumentando a performance, além do projeto original”, reforça o empresário.

“Com a produção da resina e do formol, conseguimos verticalizar ainda mais a cadeia de produção das principais matéria-prima, além de gerar novos empregos”, diz José Roberto Colnaghi. Desde o início das operações, em 2018, a Greenplac gerou mais de 400 empregos diretamente e outros 700 indiretos.

A empresa também se prepara para iniciar a produção de melamina – outro esforço consciente da Greenplac como marca para aperfeiçoar cada vez mais seus produtos. “A matéria-prima afeta diretamente a qualidade do produto que é utilizado nos ambientes e móveis. Por isso, para a Greenplac, investe na verticalização é um testemunho de nosso compromisso com a qualidade”, diz José Roberto Colnaghi.

A expansão do complexo industrial, porém, não para por aí: a empresa se prepara para implantar novas mudanças ao longo do primeiro semestre.  Uma nova prensa de revestido foi instalada no início do ano, com capacidade de produção de 6 mil metros cúbicos por mês. O novo equipamento ajudará no aumento da produção de MDF revestido.

A empresa ampliará o espaço da expedição e armazenagem para mais 8.500 m², facilitando assim a entrada e saída dos caminhões de produtos e agilizando o processo de transporte e entrega da fábrica. Em julho, outras atualizações de maquinário acontecerão. “Nosso intuito com as novidades é continuar crescendo e aumentando cada vez mais a visibilidade e credibilidade da Greenplac no mercado nacional,” ressalta José Roberto Colnaghi.

Asperbras
A Asperbras, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um negócio baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. A empresa mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.

Escritório de Consultoria e Comunicação ECCO
Izabella Arouca