E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




James Green relança obra de referência sobre homossexualidade no Brasil do século XX
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
James Green relança obra de referência sobre homossexualidade no Brasil do século XX
...

Publicado pela primeira vez em 1999, Além do carnaval, trabalho do pesquisador, brasilianista e ativista pelos direitos LGBT, chega à segunda edição

Por muito tempo, o que parecia tolerância – o carnaval em que homens vestidos de mulher transpirava aceitação – era, na verdade, apenas uma camuflagem para o preconceito. E é esta investigação profunda da homossexualidade no Brasil do século XX que o brasilianista e ativista pelos direitos LGBT James Green conduz com maestria em Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX, que chega à segunda edição depois de 20 anos da primeira publicação pela Editora Unesp.

“Desde 1999, portanto com duas décadas de existência, Além do carnaval tornou-se referência incontornável nos debates sobre homossexualidades e masculinidades, não apenas no campo da historiografia, mas em diversas outras áreas do conhecimento”, anota o professor de Direito da Unifesp Renan Quinalha no prefácio.

A obra divide-se em sete capítulos: no primeiro, Green investiga os “prazeres nos parques do Rio de Janeiro na belle époque brasileira”, de 1898-1914; no segundo, o sexo e a vida noturna de 1920 a 1945; na sequência, no terceiro, explora elementos de “controle e cura: reações médico-legais”; já no quarto, examina novas palavras, novos espaços e novas identidades de 1945 a 1968; no quinto, trafega pela “apropriação homossexual do carnaval carioca”; no sexto e penúltimo trata dos movimentos contrários à repressão, com “mais amor e mais tesão”, de 1969 a 1980; o sétimo capítulo vem como conclusão, para amarrar as ideias.

Segundo Barbara Weinstein, Silver Professor da New York University, “em vez de meramente documentar a existência de uma cultura erótica de mesmo sexo no Brasil ao longo do século XX ou nos apresentar um compêndio de notáveis homens gays brasileiros, o autor nos deu um estudo muito complexo e ponderado a respeito da mudança de atitudes sobre sexualidade, espaço público e o controle social no Brasil, no que se refere às experiências de homens que desejam sexualmente outros homens.”

“A permissividade aberta do carnaval, assim diz o estereótipo, simboliza um regime sexual e social que aceita a ambiguidade sexual sem restrições, incluindo a sexualidade do homem em relação ao homem”, escreve Green. No entanto, “quando as fantasias do carnaval são despidas e a vida retoma seu curso normal, surge um quadro um tanto diferente da tolerância em relação aos homossexuais no Brasil.” Leitura ainda atual na segunda década do século XXI.

Sobre o autor - James Naylor Green é professor de História Moderna da América Latina e diretor da Iniciativa Brasil na Brown University, EUA. Especialista em estudos latino-americanos, Green é brasilianista, tendo vivido no Brasil entre 1976 e 1982, e sua trajetória esteve sempre ligada ao ativismo pelos direitos LGBT.

Título: Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX
Autor: James N. Green
Tradutores: Cristina Fino e Cássio Arantes Leite
Número de páginas: 551
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 79,00
ISBN: 978-85-393-0793-7

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão
disponíveis no site: http://www.editoraunesp.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  GLTB  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Pluricom  
Contato: Katia Saisi  
Telefone: 11-3774-6463-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.