Compositor Murray Schafer cria exercícios para melhorar audição e produção musical
...

Buzinas, gritos, sirenes, canteiros de obra e motores de automóveis compõem uma grande quantidade de ruído como integrante da civilização atual. E em meio a essa incessante “avalanche sonora”, que acaba anestesiando os ouvidos, faz-se necessário reaprender a ouvir e a escutar. O caminho mais prático e criativo para esse aprendizado se encontra em OuvirCantar:75 exercícios para ouvir e criar música, escrito pelo compositor canadense R. Murray Schafer e lançado pela Editora Unesp.

“Criatividade é o tema principal”, explica Murray. “Muitos dos exercícios são heurísticos, o que significa que todas as soluções são corretas, embora algumas possam ser mais inspiradas do que outras. A escuta acurada, que eu chamo de “limpeza de ouvidos”, é, também, um tema. Muitas pessoas, inclusive músicos, não ouvem com suficiente cuidado.”

O livro se divide em capítulos temáticos, que vão de jogos ao ar livre, passando por linguagem, tempo e ritmo e, até mesmo, composição. A ideia é de um mosaico, ou seja, uma educação musical não linear voltada sobretudo ao estímulo da criatividade individual e em grupo nos 75 exercícios.

Neste livro essencial para o ensino formal da música – desde os primeiros anos do ensino fundamental –.e para os amantes da música e do que ela representa, o autor oferece excelentes ferramentas para “limpar os ouvidos” e libertar a imaginação para a criação musical, sem que para isso. “A sala de música não é nem o começo, nem o fim da música”, anota o autor. “A música é todo o universo sonante. Somos todos, ao mesmo tempo, ouvintes, executantes e compositores da sinfonia universal.”

Sobre o autor - O compositor e autor canadense R. Murray Schafer é conhecido pelo público brasileiro principalmente por seus livros O ouvido pensante (Editora Unesp, 1991) e A afinação do mundo (Editora Unesp, 1992). De 1970 a 1975, foi professor de Estudos da Comunicação na Universidade Simon Fraser na Colúmbia Britânica, onde idealizou diversos experimentos e projetos de pesquisa. É um dos mais destacados compositores de seu país, projetando-se internacionalmente por suas posições de vanguarda.

Título: OuvirCantar: 75 exercícios para ouvir e criar música
Autor: R. Murray Schafer
Tradução: Marisa Trench Fonterrada
Número de páginas: 368