ABREE e Manaus contam com coleta agendada de eletroeletrônicos pós-consumo
ABREE e Manaus contam com coleta agendada de eletroeletrônicos pós-consumo
...

Serviço de coleta agendada no município ajuda a garantir a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos eletrônicos descartados na região

De acordo com o estudo The Global E-Waste Monitor[1], realizado pela ONU, foram gerados 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos em todo o mundo em 2019, e apenas 17,4% foram coletados e reciclados. O relatório também prevê que a quantidade desses resíduos atingirá 74 milhões de toneladas até 2030. Pensando em facilitar o descarte ambientalmente correto, ajudando o meio ambiente e a saúde pública, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – faz diversas parcerias que ajudam a viabilizar o recebimento de mais produtos. Junto com a Prefeitura de Manaus não foi diferente e a capital do Amazonas já conta com a coleta agendada de produtos pós-consumo.

Para agendar a retirada basta entrar em contato pelos telefones: (92) 99342-8866 e (92) 99617-1447. Além da coleta domiciliar, o cidadão pode fazer o descarte na Ascarman – Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas, localizado na Rua Helena Cardoso, S/N, no bairro Santa Etelvina, em Manaus.

Para ter acesso à lista completa dos produtos que podem ser descartados, visite o site: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento. Entre eles estão batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e outros.

A maioria desses produtos é descartada sem cuidado ambiental e em qualquer lugar. Segundo um estudo mundial feito pelo UNEP - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - a quantidade total de matérias-primas descartadas sem cuidados e sem consciência do valor desses materiais no ano passado, chegou a 57 bilhões de dólares. A logística reversa impede o descarte inadequado em aterros sanitários, evitando a poluição do solo e das águas, gera empregos para a população e contribui para a redução no consumo de recursos renováveis. O consumidor, quando tem esses cuidados, faz o seu papel para contribuir com a preservação do meio ambiente. Além disso, ninguém quer ficar ocupando a casa com produtos que já não servem mais.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Serviços  Sociedade  Telecomunicações
Empresa: Singular Comunicação de Resultados
Contato: Janaina Leme