Startups brasileiras revelam bastidores da internacionalização para expansão global
...

Ciclano, Wedy e Safetest são três das mais de 40 startups que, depois de aceleradas, atuam globalmente e estão colhendo frutos da internacionalização

Startups de todo Brasil têm até o dia 14 de fevereiro para se inscreverem no programa de aceleração e internacionalização para startups brasileiras no Canadá, realizado pela Dream2B Global Acceleration Program. A inscrição para a quinta edição do programa é gratuita e pode ser feita no site  http://www.dream2b.com.br/.

Mais de 40 startups já participaram do programa e a plataforma multistreaming, https://ciclano.io/pt-br/, foi uma delas. Segundo Maurício Castro, CEO da Ciclano, o processo de aceleração e internacionalização, foi muito importante para a startup em muitos aspectos. “Destaco o relacionamento com players maiores e mentores com foco no mercado Norte Americano. Exigir de nós, startups, o mesmo nível de entrega de grandes players e avaliar o processo de trabalho como um todo me fizeram ver com outros olhos o meu próprio negócio”, conta Castro. “Descobrir o que parece óbvio, mas nunca visto e aplicar as dicas dos mentores durante o processo já para validação fizeram grande diferença no negócio. Conectar-se com um ecossistema canadense também nos proporcionou escalar a nossa plataforma em um cenário Global”, finaliza o CEO.

A Wedy (https://casamento.wedy.com/) também participou do programa. Em 2016 era chamada Me Casei e vinha numa crescente muito forte no mercado brasileiro, crescendo 200% ano a ano no Brasil. “Foi aí que entendemos que era o momento de pensar na internacionalização e surgiu a oportunidade de participar do programa de aceleração da Dream2B, onde foi possível entender melhor como funcionaria todo o processo de internacionalização e entender o mercado fora do país”, conta Marcio Acorci, CEO e cofundador da Wedy. O executivo explica que um dos aprendizados que teve foi que a marca não conversava com o público estrangeiro – Me Casei era um nome totalmente português e brasileiro – e ao volar do programa, trabalharam numa nova marca e em janeiro de 2018 se transformaram em Wedy.” Como empreendedor, a experiência de vivenciar o aprendizado fora do Brasil, oportunidades de melhoria e aumentar o nível de conhecimento, foi de extrema importância”, conta o executivo.

A Safetest (http://www.safetest.com.br/), startup mineira que desenvolveu teste de Covid-19 de resultado rápido e de baixo custo, obteve reconhecimento mundial após participar do programa de aceleração em 2019. “A Dream2B nos guiou em nossa jornada de internacionalização, e hoje podemos realizar negócios nos Estados Unidos, Canadá e em vários países na Europa. E continuamos em plena expansão. As oportunidades que surgiram a partir do contato com a Dream2B foram imensas. Bastou que a gente soubesse aproveitá-las da melhor maneira”, explica Felipe Peixoto, CEO da Safetest.

As 15 startups selecionadas para esta edição, a primeira a ser realizada virtualmente, participarão do programa que será realizado de 12 de abril a 7 de maio, incluindo desde mentoria com experts e empreendedores canadenses e brasileiros, a workshops com profissionais para validação do modelo de negócios; reuniões com potenciais parceiros e clientes; além de pitches para investidores. As startups selecionadas também terão acesso a uma sessão de mentoria de pré-internacionalização oferecida pela Softex.

Além da oportunidade de participar do projeto de aceleração da Dream2B, as startups que tiverem seu modelo de negócios validado pelo programa e um ótimo fit com o mercado, poderão aplicar para o Startup Visa através do parceiro da Dream2b, que é uma das instituições designadas pelo governo federal Canadense. O Startup Visa é um dos vistos mais cobiçados hoje por empreendedores do mundo todo, pois permite a imigração de até 5 sócios com suas respectivas famílias para o Canadá. O visto concede a residência permanente e as startups que forem aprovadas e passarem pelo programa, ainda poderão utilizar toda a estrutura do Spark Center para conduzir seus negócios no Canadá por até um ano.

A novidade desta edição é que as startups que mais se destacarem terão ainda a chance de receber investimento de até CAD $500.000 diretamente da venture builder canadense após o programa.

A 5ª edição do Dream2B Global Acceleration Program é realizada pela Dream2B em parceria com a incubadora canadense Spark Centre, com apoio da Softex e Câmara do Comércio Brasil-Canadá.

Editorias: Negócios  Telecomunicações
Empresa: Singular Comunicação de Resultados