|
... |
Mulheres são maioria entre o público consumidor de audiobooks da plataforma e smartphone segue como principal meio de acesso aos títulos
A Auti Books, plataforma de venda de audiobooks, revela o perfil dos consumidores de seus títulos. Segundo dados pesquisados pela empresa durante a compra dos audiolivros, 56,70% dos ouvintes são mulheres, 74,13% utilizam o sistema operacional Android, 42,64% têm entre 25 e 34 anos e 17,47% são da cidade de São Paulo.
Uma parceria entre Intrínseca, Record, Sextante e a Bronze Ventures criou a Auti Books, em 14 de junho. “Apesar de estarmos em um modelo de negócio bastante inicial, ele está caminhando rápido. O mercado de audiolivros no Brasil é de menos de 1% do mercado total de livros, mas vem crescendo e conquistando o público”, diz Claudio Gandelman, CEO da Auti Books e sócio da Bronze Ventures.
Em relação ao método de acesso à plataforma, 72,04% dos usuários utilizam o smartphone para acessar a Auti Books. “Esse dado demonstra que a facilidade de poder ouvir um livro a qualquer hora, em qualquer lugar e, muitas vezes, na voz do próprio autor, atrai cada vez mais pessoas, que otimizam o tempo adquirindo conhecimento, escutando uma boa história ou apenas relaxando ao ouvir um audiobook”, comenta Gandelman.
Vale ressaltar que a Auti promove uma campanha permanente, com o objetivo de melhorar o país por meio da educação: a cada 10 audiobooks vendidos na plataforma, um título é doado para uma pessoa que não tem a oportunidade de ler um livro.
Veja os detalhes do levantamento do perfil do usuário da Auti Books:
Sexo
Feminino – 56,70%
Masculino – 43,30%
Meio de acesso à plataforma
Smartphone - 72,04%
Computador - 26,36 %
Tablet – 1,60%
Sistema operacional do smartphone
Android: 74,13%
IOS: 25,87%
Idade
25 a 34 anos – 42,64%
35 a 44 anos – 22,32%
18 a 24 anos – 13,87%
45 a 54 anos- 10,44%
55 a 64 anos – 6,17%
65+ anos – 4,56%
Cidade
São Paulo – 17,47%
Rio de Janeiro – 8,88%
Belo Horizonte – 4,14%
Curitiba – 3,45%
Brasília – 2,86%
Fortaleza – 2,66%
Porto Alegre – 2,04%
Goiânia – 1,75%
Salvador – 1,66%
Outros – 55,09%
*Levantamento realizado de 1 de junho a 1 de dezembro de 2019 levou em consideração o perfil dos usuários.