ABIMO e EMBRAPII renovam compromisso na busca por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
...

Assinatura do termo ocorreu na Medical Fair Brasil e visa aproximar Unidades e Polos da EMPRAPII das afiliadas da Associação. Hoje, os investimentos já somam mais de R$ 2,15 bi

O termo de cooperação entre ABIMO e EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) foi renovado durante a primeira edição presencial da Medical Fair Brasil, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ABIMO — Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos —, legítima representante do setor industrial de dispositivos médicos, e a EMBRAPII, a qual tem como missão contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira, selaram – mais uma vez – a parceria entre ambas, com o objeto de estabelecer uma aliança estratégica para a execução de ações conjuntas, as quais possam contribuir para firmar uma estreita relação entre as Unidades e Polos EMBRAPII junto às instituições associadas da ABIMO, visando apoiar e estimular projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

“A ABIMO tem sido uma colaboradora excelente, pois nos concede acesso às empresas ao mesmo tempo em que amplia as demandas neste setor, fazendo com que possamos ser bem assertivos, contribuindo assim, para a melhorara na qualidade de vida e saúde dos cidadãos”, declarou Carlos Eduardo Pereira, diretor da EMBRAPII.

Com o intuito de levar inovação e investimento em tecnologia para a melhora da saúde no Brasil, a solenidade teve clima de celebração. Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO, recordou que a parceria antiga é perfeita e de suma importância. Já Carlos enfatizou que a renovação é fundamental e significa que ambos estão satisfeitos com os resultados.

A EMBRAPII, instituição privada sem fins lucrativos, qualificada como organização social com contrato de gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações, Educação, Saúde e Economia - tem o papel de cobrir os “gaps” de conhecimento para inovação e apoiar o desenvolvimento de produtos, contando, hoje, com 1.566 projetos apoiados, 1.083 empreendimentos parceiros e mais de R$ 2,15 bilhões investidos.

CHANCELA

A Lifemed, companhia 100% nacional que está presente no mercado há 40 anos, é uma das beneficiadas com este acordo e esteve presente na reiteração do pacto. “Com esta parceria, saímos na frente em questões tecnológicas, focando em transformação digital”, aponta Silmaria Formenti, gerente de produtos da empresa, a qual destacou dois produtos: a Lifeview e o Urolife, desenvolvidos por meio da parceria em questão.

A Lifeview é uma central de monitoramento com capacidade para 64 leitos em uma única CPU. O sistema proporciona visualização simultânea dos valores numéricos, traçados e tendências, com capacidade de armazenar até 96 horas de todos os parâmetros monitorados. Além disso, traz tela touchscreen de alta resolução, permitindo melhor visualização e interação por parte do profissional de saúde, e conectividade sem fio com outros equipamentos, como a bomba de infusão Smart Touch e os monitores de sinais vitais LifeTouch, ambos da Lifemed.

Já o Urolife é um medidor automático do volume e débito urinário que auxilia o profissional de saúde a acompanhar, com precisão, a função renal dos pacientes. Quando integrado à plataforma de saúde digital da marca, permite também o cálculo automático do balanço hídrico.

Para encerrar a solenidade, Fraccaro ressaltou que não é impossível desenvolver tecnologias de ponta no Brasil. “Isto pode ser feito com parcerias entre empresas, como a que estamos reafirmando entre ABIMO e EMBRAPII”.

Sobre a Medical Fair Brasil

A feira Internacional de Artigos e Equipamentos Médicos, Hospitalares, de Laboratório e Reabilitação é a versão brasileira da MEDICA, maior evento de soluções para saúde do mundo, realizada na Alemanha. Além de ser um canal de comunicação com o setor, onde empresas apresentam os seus produtos, inovações e serviços com a finalidade de abastecimento e transformação da cadeia da saúde.

A Medical Fair é direcionada a administradores, gestores e operadores hospitalares, assistentes médicos, biomédicos, bioquímicos, enfermeiros, engenheiros clínicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, gerentes de laboratório, gerentes hospitalares, médicos e socorristas.

Sobre a ABIMO

A ABIMO — Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos —, representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

Editorias: Industria  Saúde
Empresa: TAVARES MIRANDA LTDA