Maior festival de bike da América Latina, Shimano Fest começa nesta quinta-feira, em São Paulo
...

Uma verdadeira celebração à cultura da bicicleta. Assim pode ser resumido o Shimano Fest 2022, que começa nesta quinta-feira (18), a partir das 10h, Memorial da América Latina, em São Paulo. Até sexta (19), o evento é exclusivo para profissionais do mercado. No sábado (20) e domingo (21), o maior festival de bike da América Latina abre as portas para o público, de crianças a adultos, com esporte, shows, testes de produtos, palestras, lojas, food trucks, entre outras ativações. A entrada é grátis.

O Shimano Fest retorna ao modelo presencial após dois anos de edições virtuais. E volta maior e melhor. A organização espera bater recorde de visitantes, com 50 mil pessoas, crescimento de quase 20% em relação a edição presencial anterior, em 2019, que contou com 42.5 mil. Para acomodar um público maior e o aumento no volume de marcas (serão mais de 220) e parceiros comerciais, o evento passou por reformulação estrutural e ganhou uma área de exposição das empresas 60% maior que há três anos, passando de 2.293 m2 para 3.700m2.

Em conjunto a programação do festival, o Passeio Ciclístico Shimano Fest & SANTUU, no domingo (21), contará com a presença da cicloativista Renata Falzoni, editora do portal Bike É Legal, e madrinha dessa ação. A expectativa é que 8 mil ciclistas saiam do Parque do Ibirapuera, às 8h, e pedalem por 10km até o Memorial da América Latina por volta das 10h. Haverá sorteio de bicicletas e brindes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://www.clubesantuu.com.br/web.

Também é possível pedalar diferentes bicicletas. O Test-Ride by Porto Shimano Fest 22 permite ao visitante experimentar modelos de diversas marcas, dentro de um percurso que terá aproximadamente 600 metros. É grátis e funcionará durante os quatro dias do evento. Na quinta e sexta não é necessário cadastro prévio. Já para o sábado e domingo, o público deve fazer inscrição antecipada para garantir o teste na bike de sua preferência. Para isso, basta acessar https://shimanofest.com.br/test-ride.

O pedal inclusivo vai funcionar junto ao Test-Ride by Porto. Serão dois triciclos e monitores preparados para atender pessoas com deficiência, especialmente jovens e adultos do espectro autista, em uma ação coordenada pela EquiPedal e Grupo Kodomo.

Short Track by POWERADE e Arena Radical – O Shimano Fest 2022 também terá competição, com a tradicional prova de MTB Short Track do Memorial. O sábado (20) será reservado para as categorias amadoras feminina e masculina. No domingo (20), o público poderá ver de perto os principais atletas da Elite do MTB brasileiro competindo dentro do Memorial na Barra Funda.

Quem gosta do lado mais radical do esporte, não pode perder as demonstrações de BMX Dirt, BMX Flat e Bike Trial. Serão saltos, aéreos e manobras, com vários atletas convidados para apresentações e competições como o Desafio de Melhor Manobra.

Para a garotada – Entre as atrações destinadas a entreter a criançada no Shimano Fest 2022, destaque para a pista mini Pump Track (circuito com rampas, saltos e elevações que simula uma pista de BMX), Desafio Balance Bike (bicicletas sem pedal são usadas para desenvolver a noção de equilíbrio sobre o selim), Desafio Sem Corrente (Crianças, jovens e até adultos podem se divertir na pista com bikes sem corrente, usando os pés e rampas para pegar embalo e se locomover) e o Desafio Dos Pais, no qual pai e mãe competem lado a lado na pista do Pump Track, além do Tira Rodinhas: para crianças que estão aprendendo a pedalar.

Expo – Em meio à diversão, mais de 220 marcas exibirão produtos e lançamentos para todos os tipos de ciclistas. Uma oportunidade para se atualizar e aproveitar oportunidades e promoções. \"O Shimano Fest é um festival extremamente importante para o mercado brasileiro e cada ano que passa vem se tornando maior. Nós, da OGGI bikes, traremos muitas novidades para o mercado com lançamentos da linha 2023 e ações especiais para todos os que visitarem o nosso estande e o Test-ride, que contará com nossas bicicletas elétricas\", afirma Daniel Douek, diretor comercial da OGGI, patrocinadora máster do festival.

Natureza e palestras - Preservação ambiental é uma das principais inspirações da edição 2022 do Shimano Fest. Isso envolve redução e reutilização de resíduos, melhor utilização da energia e recursos naturais. Na programação do auditório Protect our Playground, a consultora ambiental Mariana Mennato, fundadora do Projeto Seu Lixo Meu, vai ministrar palestras sobre o tema todos os dias. Confira a programação completa -que contará com outras palestras, no site oficial do evento (http://www.shimanofest.com.br/ ) ou no link http://www.shimanofest.com.br/auditorio-protect-our-playground).

O Palco Diversidade estará repleto de atrações, como o próprio nome indica, diversas (http://www.shimanofest.com.br/palco-diversidade). Serão debates e apresentações focadas no social, diversidade de gênero e empreendedorismo, além de informações sobre segurança, medicina, bike adaptada, consórcio e seguro para bicicletas, entre outras.

O espaço contará também com o chamado Espaço Black, que reunirá empreendedores da bicicleta que representam minorias, como o Bicipr3ta – empresa de mobilidade de Salvador; PedalAr – empreendimento de impacto socioambiental em Queimados, região periférica do Rio de Janeiro e o MGLV – estúdio criativo que visa gerar impacto e trazer discussões de raça e gênero para o âmbito da mobilidade urbana, moda, e produção artística.

Shows – A cultura também não fica de fora do Shimano Fest. O palco do festival vai receber bandas de pop rock e apresentações de Taiko (tambores tradicionais japoneses). É também local para homenagens e premiações especiais.

O Shimano Fest é uma realização da Shimano, com oferecimento da OGGI. Tem patrocínio da XPTO Eventos, Porto e PowerAde e produção da Gorgeous Events.

SERVIÇO:
Shimano Fest 2022
18 a 21 de agosto - Memorial da América Latina

Dias 18 e 19 - Exclusivos para profissionais do mercado.
Horários: 10h às 20h
Necessário cadastro antecipado e ser um profissional atuante no segmento de bicicleta: https://tinyurl.com/mszc5xpx

Dias 20 e 21 - Entrada gratuita e aberta ao público.
Horários:
Dia 20: 10h às 20h