Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.

JOVENS EMPREENDEDORES MINEIROS PARTICIPAM DE ENCONTRO NA ARGENTINA

A Junior Achievement Minas Gerais leva dez alunos para o Fórum Internacional de Empreendedores (FIE) na cidade de Córdoba

Nesta sexta-feira, dia 6 de maio, um seleto grupo de estudantes mineiros embarca para uma viagem inesquecível. Os alunos participarão do Fórum Internacional de Empreendedores (FIE) 2011, realizado entre os dias 9 e 14 de maio na cidade de Córdoba, na Argentina. Em sua 13ª edição, o FIE tem o objetivo de despertar nos jovens atitudes empreendedoras que contribuam para o seu desenvolvimento profissional.

Durante cinco dias, estudantes de várias partes do mundo participarão de atividades acadêmicas, recreativas e de integração promovidas pelo Fórum a fim de conhecer a realidade do mercado global e a importância de estratégias empreendedoras. A programação especial contará com discussões sobre liderança e empreendedorismo e terá como pontos altos as palestras de Belinda Frezier, Gerente de Marketing da Walt Disney World Parks & Resorts, e de Ndaba Mandela, neto do líder africano Nelson Mandela.

“O FIE é uma oportunidade única para os estudantes, pois, além de participarem de atividades que estimulam o empreendedorismo, podem conhecer diferentes culturas e aumentar sua rede de relacionamentos”, garante a diretora executiva da Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), Kátia Borges. A participação no evento é apenas uma das ações da instituição para estimular o espírito empreendedor nos jovens. “Durante todo o ano, a JAMG desenvolve programas de orientação e capacitação profissional para alunos das redes pública e particular de ensino, em parceria com a iniciativa privada”, afirma a diretora executiva da ONG, que já atendeu mais de 100 mil pessoas no Estado.

Os dez alunos escolhidos para representar a Junior Achievement Minas Gerais no fórum têm idade entre 16 e 19 anos e participam ativamente das atividades promovidas pela ONG. Segundo Guilherme Marra, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Maestro Vila Lobos, a viagem para outro país mexeu com toda a família. “Recebi o título de achiever destaque na formatura do programa Miniempresa, em setembro passado, e desde então meus pais e eu comemoramos diariamente esta oportunidade.” Sobre as expectativas para o evento, Guilherme vislumbra boas chances para sua carreira. “Este é um ano muito importante pra minha vida e tenho certeza que voltarei diferente desta viagem. Acredito que desenvolverei no Fórum minha habilidade de falar em público e trabalhar em equipe, além, é claro, de arriscar algumas palavras em outros idiomas”. O jovem mineiro afirma que colocará em prática seu espírito empreendedor com o objetivo de trazer pra casa algum prêmio, seja na categoria de grupo ou individual.

A estudante de Relações Públicas Jéssica Biajo integrou a comitiva da JAMG no ano passado e garante que a experiência foi determinante para sua trajetória profissional. “Se me pedissem para resumir o FIE em uma só palavra eu diria amadurecimento. Durante cinco dias vivenciei um mundo a parte e pude identificar, nas diferenças culturais, que as pessoas são muito mais valiosas do que pensamos”, afirma a universitária, que considera sua participação no Fórum como um importante diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Contando com o apoio da iniciativa privada, a Junior Achievement Minas Gerais participa pela 3ª vez do FIE, mas, desta vez, com uma equipe bem maior. “Neste ano, graças ao apoio dos nossos patrocinadores, conseguimos levar um número maior de alunos para o fórum e temos a certeza de que estes representarão muito bem o nosso Estado”, afirma a diretora executiva da ONG, que já proporcionou esta experiência a 14 estudantes em anos anteriores.

As empresas financiadoras da viagem são: Localiza, Anewton Franchising, Gerdau (Barão de Cocais e Divinópolis), Microcity, Sancruza Imóveis, Transcourier Entregas com Inteligência e Mandatum Assessoria Jurídica.

Sobre a Junior Achievement
A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919 com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens ainda na escola. Suas ações visam proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Atualmente, seu trabalho estende-se a 123 países. No Brasil, atua nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Seus projetos já beneficiaram mais de 2,3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Minas Gerais, desde 2003 a associação já atendeu mais de 100 mil alunos em 25 diferentes cidades.

Os programas da Junior Achievement têm foco na educação empreendedora e acontecem em sala de aula, com atividades práticas, para que o estudante aprenda fazendo. Ao todo, são mais de dez programas especialmente desenvolvidos para os alunos, desde a 4ª série do ensino fundamental até o ensino superior. A aplicação não tem qualquer custo para as escolas ou para os jovens.

Editorias: Educação  Negócios  Sociedade  Teen  Terceiro Setor
Tipo: Pauta  Data Publicação: 05/05/11