Livro traz visão aprofundada sobre a carteira de identidade nacional e o contexto da migração para o documento único

“Documentoscopia aplicada ao exame de RG (Registro Geral – Carteira de Identidade)”, é o título da obra de Antonio Maciel Aguiar Filho, papiloscopista da Polícia Civil do Estado de Goiás, presidente do CONADI (Conselho Nacional dos Dirigentes de Órgãos de Identificação Civil e Criminal), e coordenador estadual da comissão que trata da questão das pessoas desaparecidas na Superintendência de Identificação Humana (da Polícia Civil de Goiás), que traz à luz os desafios da identificação dos cidadãos no País e os aspectos técnicos desse segmento

O livro “Documentoscopia aplicada ao exame de RG (Registro Geral – Carteira de Identidade)”, escrito por Antonio Maciel Aguiar Filho, chegou ao mercado editorial brasileiro, nos modelos físico e digital, no mesmo período em que os estados passaram a emitir o novo registro único de identidade dos cidadãos. O autor é papiloscopista da Polícia Civil do Estado de Goiás, presidente do CONADI (Conselho Nacional dos Dirigentes de Órgãos de Identificação Civil e Criminal), coordenador estadual da comissão que trata da questão das pessoas desaparecidas na Superintendência de Identificação Humana (da Polícia Civil de Goiás) e foi presidente da Fenappi (Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação) por cinco mandatos.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), que está em processo de implantação por parte dos estados, não é apenas uma nova versão do documento que já vinha sendo usado – o qual não oferecia garantia de unicidade de identificação nas diferentes unidades federativas do Brasil e apresentava pontos de vulnerabilidade para ação de fraudadores -, mas sim um dos elementos que fazem parte da integração das informações de todos os brasileiros em um cadastro único.

No livro, que contém 162 páginas divididas em 14 capítulos, como “Análise forense de documentos”, “Legislação sobre identificação civil”, “Principais tipos de documentos e suas falsificações”, bem como estudos de casos reais, Antonio Maciel utiliza toda sua experiência de mais de 20 anos atuando no segmento da papiloscopia e parte deles à frente do Instituto de Identificação de Goiás para esclarecer detalhes e as especificações de segurança da CIN. Outro ponto abordado são os riscos aos quais o antigo RG estava exposto ao longo dos 35 anos que foi utilizado, período em que, segundo pontua o autor, não houve a inclusão de inovações ao documento. “Em 2022, de acordo com dados levantados pela empresa ClearSale, foram registrados 5,6 milhões de tentativas de fraude no Brasil. Isto se deve, principalmente, à ausência de um órgão centralizador ou mesmo um sistema capaz de integrar os dados, como passará a acontecer agora com o cumprimento do Decreto nº 10.977/22, que torna o CPF o único número civil de identificação no País”, escreve Antonio Maciel na página 127.

O livro lançado pela editora Alta Performance destaca a documentoscopia como área da criminalística que busca verificar a autenticidade dos documentos e a responsabilidade dos Institutos de Identificação na análise da autenticidade e integridade da cédula.

A publicação torna-se imprescindível no contexto atual do país, no qual há estados que já estão emitindo a CIN por meio de seus Institutos de Identificação há alguns meses, como é o caso de Goiás, enquanto outro grupo ainda está iniciando esse processo. O trabalho do autor tem se destacado, principalmente, por liderar bandeiras importantes para o desenvolvimento pleno da cidadania dos brasileiros, como a Política Nacional do Cadastro Neonatal, a Política Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, o Banco Multibiométrico Nacional, o Sub Registro Civil, assim como a reestruturação e modernização do Sistema de Identificação Civil do Brasil, abordadas no livro. Além disso, vale destacar que Antonio Maciel é organizador e coautor dos livros “Peritos em papiloscopia e identificação Humana”, volumes I, II e III.


“Documentoscopia aplicada ao exame de RG (Registro Geral – Carteira de Identidade)
Editora: Alta Performance
Autor: Antonio Maciel Aguiar Filho
162 páginas |R$80 (físico) e R$50,00 (ebook) |
Dimensões 15X21
Site para adquirir o livro: https://editoraaltaperformance.com.br/produto/documentoscopia-aplicada-ao-exame-do-rg-registro-geral-carteira-de-identidade/

Assessoria de imprensa:
A4&Holofote Comunicação

Marília Pontes – mariliapontes@a4eholofote.com.br
Telefone: +55-11 9 98092294

Victoria Vianna – victoriavianna@a4eholofote.com.br
Telefone: +55 11 95580-7702

Editorias: Ciência e Tecnologia  Sociedade  
Tipo: Artigo  Data Publicação: 23/07/24
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato
Empresa: A4 Comunicação  
Contato: Victoria Vianna de Souza  
Telefone: 11-955807702-

E-mail: victoriavianna@a4eholofote.com.br
Skype:
MSN: