Parceiros de mídia do Instituto Jô Clemente (IJC) destacam a importância da sensibilização ao tema na divulgação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para o diagnóstico precoce

A sensibilização ao tema por meio da divulgação do conhecimento é fundamental para garantir o diagnóstico precoce adequado do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, conta com parceiros de comunicação em sua campanha sobre autismo - a primeira do Brasil - que acontece durante este mês.

Para alcançar o maior número de pessoas, é importantíssimo o Instituto, contar com parceiros de diversos segmentos. Sabemos que um grande desafio do 3º  setor é implementar um plano de mídia, pois nosso orçamento tem foco nas pessoas que atendemos. A Campanha foi desenvolvida pelo Marketing e Comunicação do IJC em parceria com a agência AUDAZ e leva ao público geral ações e informações relevantes sobre o tema. Além disso, com a produtora, Porão Filmes, tivemos a produção e o lançamento do curta-metragem "Conselhos", que apresenta relatos de pessoas com autismo e sobre seus diagnósticos tardios. O filme de 30 segundos está sendo exibido em 100% das salas de cinema das redes PlayArte e Kinoplex e, em 100 salas da rede Cinemark, pelo país, até 30 de novembro.


"Esperamos que muitos pais se sensibilizem e entendam a importância de buscar o diagnóstico o quanto antes. Adiar ou negar-se a buscar ajuda é algo que pode prejudicar demais a criança. Com esse vídeo e com as estratégias da campanha é possível fazer com que muitas pessoas entendam que o diagnóstico liberta e muda vidas para melhor”, afirma Delay Almeida da agência AUDAZ. 

Clausius Steven, diretor da Porão Filmes, acrescenta que o curta-metragem do IJC permitiu aos personagens uma experiência imersiva única. “Os participantes puderam revisitar suas histórias e se tornarem protagonistas de uma campanha que promete impactar positivamente muitas famílias”, destaca. 

Em mídia, o IJC conta com as revistas Pais & Filhos, Você RH e Materlife;  as rádios web Zero 9, Programa Gente que Fala, as rádios FM e AM, Kiss FM, Novabrasil FM e Rádio Capital que embarcaram nessa jornada ao lado do Instituto para desmistificar achismos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


"Somos fomentadores da diversidade e inclusão social, por isso, apoiar a campanha do Instituto Jô Clemente (IJC) sobre autismo é a maneira de informar e quebrar preconceitos sobre o tema, além de possibilitar a inclusão e conscientização da população”, destaca Tais Danker, gerente de marketing da Novabrasil FM. 


Para Adriana Cury, diretora geral da revista Pais & Filhos, a união de esforços - assim como em uma família - é fundamental para disseminar informações sobre o tema. “A conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é muito importante para o convívio entre famílias e suas atividades sociais. O acolhimento aos pais é fundamental, por isso, a Pais & Filhos apoia a campanha do Instituto Jô Clemente (IJC)”, pontua. 

Outro defensor da união dos meios de comunicação em prol da conscientização do Transtorno do Espectro autista (TEA) é Olivério Júnior, diretor responsável, Rádio Zero 9. “Temos a responsabilidade de contribuir com informação e apoio para que a sociedade, unida e informada, colabore com soluções em campanhas como essa.”

A Rádio Capital também está na luta contra os achismos e destaca seu comprometimento com a causa, conforme Vinny D’lakart, diretor da rádio. "Ficamos honrados em apoiar uma causa tão relevante e louvável. E reforçamos nosso compromisso em promover a conscientização e a inclusão das pessoas em todas as esferas da comunidade”, complementa.


“O  Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Instituição referência no assunto, que traz à frente sempre grandes iniciativas de extrema relevância para toda a população. É um privilégio para o nosso grupo fazer parte desta história. Estamos juntos construindo um mundo melhor”, finaliza Michel Wajchman, diretor da revista Materlife.


Sobre a primeira campanha do Brasil de conscientização sobre o autismo

O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem. 

Apesar do número de casos, ainda há investigações a serem feitas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos. Pensando em dar visibilidade ao assunto e sensibilizar as pessoas, o IJC lançou a 1ª Campanha Nacional de Conscientização Sobre o Autismo, que acontece ao longo do mês de novembro e tem como objetivo quebrar paradigmas e disseminar informações sobre o diagnóstico. A iniciativa, que conta com 28 parceiros, terá diversas ações ao longo do mês de novembro e abordará o autismo de forma abrangente. Para saber mais sobre a campanha, acesse:

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Tipo: Pauta  Data Publicação: 17/11/23
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