Lançamento do curta-metragem “Conselhos” do Instituto Jô Clemente (IJC) reúne autoridades e pessoas com autismo em São Paulo

Encontro realizado pelo Instituto Jô Clemente (IJC) reuniu órgãos municipais e estaduais para abordar iniciativas voltadas para o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Crianças e celebridades com autismo também participaram
A ação faz parte da campanha do IJC que é a primeira do Brasil; objetivo é sensibilizar, informar e conscientizar sobre o autismo

Inclusão, compreensão, conscientização e acessibilidade. Esses são alguns dos substantivos que acompanharam os discursos das autoridades e pessoas com autismo presentes durante o lançamento do curta-metragem “Conselhos”, uma das ações da 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo na última quinta-feira, 9 de novembro, no Cinemark do Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo.

A campanha é uma iniciativa do Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Após a conversa, foi realizada uma sessão especial, adaptada para as mais de 100 crianças com autismo que estavam presentes.


Diante de uma plateia diversa, composta por integrantes de torcidas inclusivas dos times de futebol Palmeiras (Alviverdes), São Paulo (Sou Tricolor Autista) e Corinthians (Alvinegros), além de crianças e familiares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos no Instituto, Daniela Mendes, superintendente do IJC, destacou a importância da campanha para disseminar informações e conhecimento a respeito do autismo. “É uma alegria estar aqui rodeada de pessoas que nos ajudam a desmistificar conceitos e que contribuem para a inclusão de pessoas com autismo na sociedade por meio de políticas públicas”, disse Daniela.



Claudia Carletto, secretária executiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), lembrou de importantes programas do governo estadual e que estão alinhados com a atuação do IJC. Silvia Grecco, titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo, falou dos benefícios e da importância da campanha do IJC para os familiares de pessoas com autismo. Como mãe de Nickollas, cego e com autismo, ela lembrou da luta diária por inclusão que enfrenta com o filho, que adora futebol.



‘Conselhos’ sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Durante o evento, foi exibido pela primeira vez o curta-metragem “Conselhos”, filme de 30 segundos, produzido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) em parceria com a Porão Filmes e a agência AUDAZ. O curta busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e conta com a participação especial do cantor e ator Vitor Fadul, diagnosticado com autismo aos 25 anos, além de mostrar a história de outras pessoas, que também receberam o diagnóstico tardio.



Até o fim de novembro, o curta será exibido em diversas salas de cinema das redes Cinemark, Kinoplex e PlayArte de todo o Brasil. “Conselhos” tem uma versão completa, com cerca de dois minutos, que pode ser conferida no canal de Youtube do IJC.


Após assistir ao lançamento do curta-metragem “Conselhos”, os integrantes da roda de conversa e convidados puderam conferir o longa ‘Trolls 3 - Juntos Novamente’, em uma Sessão azul de cinema.



Sobre a 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo


O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.



Apesar do número de casos, ainda há investigações a serem feitas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos. Pensando em dar visibilidade ao assunto e sensibilizar as pessoas, o IJC lançou a 1ª Campanha Nacional de Conscientização Sobre o Autismo, que acontece ao longo do mês de novembro e tem como objetivo quebrar paradigmas e disseminar informações sobre o diagnóstico. A iniciativa, que conta com 28 parceiros, terá diversas ações ao longo do mês de novembro e abordará o autismo de forma abrangente.

Para saber mais sobre a campanha, acesse:

Link


Confira as fotos do evento: Link

Editorias: Cultura e Lazer  Esportes  Saúde  Sociedade  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 14/11/23
Tags:
Informações para contato
Empresa: Isadora Nascimento Pereira  
Contato: Isadora Nascimento  
Telefone: 11-930098007-

E-mail: isadora.nascimento@cdicom.com.br
Skype:
MSN: