Antes de realizar qualquer tipo de cirurgia, é importante que o paciente esteja ciente de todos os riscos envolvidos no procedimento em questão.
Um perigo que muitas vezes passa despercebido durante uma cirurgia é o de possíveis problemas circulatórios, como a trombose e a embolia pulmonar, devido ao longo período em que o paciente fica sem movimentar as pernas.
“A trombose venosa acontece quando há formação de coágulo sanguíneo em uma ou mais veias. O coágulo bloqueia o fluxo de sangue, causando dor ou edema na região. Caso esse coágulo se desprenda e se movimente na corrente sanguínea, ocorre a embolia, que pode levar a lesões graves e até fatais”, explica o Dr. Marcelo Zanoni, médico especialista em cirurgia vascular, endovascular e ecografia vascular.
Para minimizar esses riscos, é indicado utilizar meias de compressão durante as cirurgias. Um exemplo é a meia antitrombo da SIGVARIS GROUP, empresa global com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão graduada. A solução é indicada para utilização durante cirurgias para prevenção de trombose, com compressão que varia de 18-23 mmHg, e também para os períodos pré e pós-operatório.
“A meia antitrombo é adequada aos pacientes submetidos a qualquer tipo de procedimento cirúrgico com mais de duas horas de duração. É um produto terapêutico que exerce compressão graduada em todo o membro inferior, diminuindo a estase sanguínea e melhorando o retorno venoso. A meia é esterilizada em óxido de etileno, que garante uma profilaxia mais segura, reduzindo o risco de infecções”, completa o especialista.