São Paulo, abril de 2024 - Previstas para serem implementadas até o dia 29 de abril, as transferências inteligentes agora fazem parte do ecossistema financeiro. Esta inovação integra a terceira fase do Open Finance e promete revolucionar a gestão de finanças, tanto para pessoas físicas como para empresas, ao oferecer uma administração automatizada e programável de recursos, independentemente das instituições financeiras envolvidas.
As transferências inteligentes possibilitam aos usuários movimentar fundos entre diferentes contas, mesmo que pertençam a instituições financeiras distintas, de maneira totalmente programável e automática. Isso significa que é possível estabelecer regras personalizadas para as finanças, como transferir fundos automaticamente de uma conta para outra quando o saldo atingir determinado limite, ou direcionar dinheiro ocioso para investimentos mais rentáveis.
Direções após a implementação
Por um lado, as instituições financeiras tradicionais e os principais players têm a oportunidade de se tornarem consolidadores, proporcionando uma experiência excepcional para o cliente final. Uma instituição que oferece uma experiência superior a outra se posiciona como um consolidador, permitindo aos usuários gerenciarem todas as suas contas em um único aplicativo. Esse acesso abrangente à informação pode, por sua vez, levar a uma situação de controle da oferta de produtos financeiros.
Por outro lado, a tecnologia abre portas para startups e novas empresas que antes enfrentavam desafios na criação de soluções de consolidação de portfólio, também conhecidas como wallets. A capacidade de iniciar pagamentos agora torna viáveis esses modelos de negócio que, no passado, não conseguiram decolar. Portanto, além de potencializar a consolidação das grandes instituições, essa tecnologia também viabiliza o surgimento de novos modelos de negócio e empresas financeiras, impulsionando ainda mais a inovação no setor.
“A capacidade de iniciar pagamentos através do Open Finance representa o ponto de partida para a verdadeira monetização das soluções dentro deste ecossistema. Anteriormente, o foco estava predominantemente na integração e consolidação de dados, com uma ênfase mais informativa. Agora, ao permitir o início de pagamentos, abre-se uma nova janela de oportunidade para o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nessa tecnologia e em suas arquiteturas”, afirma Luiz Ohara, head of Financial Markets na Semantix.
Tecnologia por trás da inovação
Essa revolução é possível graças à integração do Open Finance, um sistema financeiro aberto, com as funcionalidades de iniciação de pagamento. Agora, com o consentimento do usuário, é possível compartilhar dados financeiros entre diferentes instituições de forma segura e eficiente, abrindo portas para uma ampla gama de possibilidades na gestão financeira.
As transferências inteligentes representam mais do que uma simples funcionalidade; são o símbolo de uma nova era no mundo financeiro, onde a tecnologia se une à conveniência para oferecer soluções que atendam às necessidades e expectativas dos usuários modernos.
Sobre a Semantix
Fundada em 2010, a Semantix, líder em IA na América Latina, democratiza a entrada das empresas no mundo data-driven, se tornando parceira para companhias em qualquer nível de maturidade de dados e facilitando a geração de valor através deles. All about data, possui robustez comprovada por meio do equivalente a crescentes 60 bilhões de reais processados em sistemas proprietários, nos quais estão inseridas bases integradas frictionless e plug and play. Com DNA brasileiro, atua por meio de escritórios em São Paulo, Miami, Cidade do México e Bogotá, ultrapassando a marca de 700 empresas atendidas, direta e indiretamente, em todo o mundo nos segmentos de varejo, financeiro, saúde, telecomunicações e indústria 4.0.
Informações para a imprensa
semantix@rpmacomunicacao.com.br
Mônica Martins - (35) 99845-4457
Michel Marechal - (11) 95896-9561
Flávia Rangel - (11) 99503-9161