São Paulo, junho de 2023 - O Dia dos Namorados é uma data ideal para aumentar as vendas, tanto presencialmente como online. Pensando em estratégias inovadoras em abordagens relacionadas à celebração, a Zenvia, plataforma de experiência do cliente, criou a Zoe Cupido, “assistente virtual da Zenvia para o seu caso de amor”, como ela mesma se denomina. O objetivo da iniciativa é compartilhar as melhores figurinhas de “cantadas” para que os usuários enviem à pessoa amada.
Comemorado em 12 de junho no Brasil, o Dia dos Namorados toma conta das vitrines e das redes. A data é uma grande oportunidade para que as marcas intensifiquem as vendas. Pensando em estratégias disruptivas de marketing, com foco em campanhas pelo WhatsApp e sem esquecer dos solteiros, a Zoe Cupido interage com o usuário pelo aplicativo de mensagens espontâneas e fornece figurinhas para os diferentes objetivos amorosos dos clientes.
Entrando em contato com a Zoe pelo WhatsApp, é possível escolher entre as etapas de conquista:
- Attraction, para atrair um amor;
- Conversion, converter em relacionamento sério;
- Service, servir a pessoa amada com palavras de amor;
- Success, para um relacionamento de sucesso.
Ao determinar o objetivo, que pode consistir em mais de uma etapa, a Zoe envia um pacote de figurinhas divertidas para que os usuários obtenham sucesso na jornada de conquista.
Além das campanhas pelo WhatsApp, SMS e e-mail, que possibilitam o envio de promoções, fidelização de clientes e geração de novos leads, outras estratégias são fundamentais para que as empresas aumentem a presença online e realizem mais vendas, aproveitando a multicanalidade:
1. Oferecer dicas e ideias para presentes: trata-se de fornecer soluções. Criar um guia de presentes e compartilhá-lo é uma ótima opção de engajamento.
2. Apresentar promoções exclusivas: brindes, cupons ou embalagens especiais para a data, por exemplo. Além disso, descontos funcionam muito bem em datas sazonais, pois tratam-se de uma ótima maneira de gerar o gatilho de urgência e escassez.
3. Anunciar na internet: é hora de tornar visíveis suas promoções e guias de presentes e existem ótimos canais para anunciar — esteja sempre onde o seu público-alvo está. Invista em um bom copy e imagens que chamem atenção para garantir o retorno do investimento.
4. Fazer campanhas nas redes sociais: publique Stories com histórias e depoimentos dos seus próprios clientes, ofereça descontos, dicas e ideias de presentes, etc.
5. Não esquecer dos solteiros: ideias "antinamorados" possibilitam o uso da criatividade e do bom humor para vender nesta data. Para isso, a estratégia é pensar em campanhas para promover os produtos ou serviços com os quais as pessoas solteiras podem se autopresentear.