A importância de estimular as atividades manuais entre crianças em sala de aula

A cada dia que passa, o mundo digital se torna mais presente na rotina das crianças, tanto em suas casas como também no ambiente escolar. Apesar dos recursos tecnológicos contribuírem para o aprendizado, também é importante investir em atividades manuais dentro da escola para auxiliar o desenvolvimento na parte motora e cognitiva dos alunos.

A escola tem um papel relevante na vida de todos desde a infância e pode contribuir muito com esses estímulos, promovendo diversos tipos de brincadeiras e ações. Desenhar, pintar, recortar, colar e criar mundos próprios dentro do ambiente escolar torna o aprendizado mais dinâmico e possibilita inúmeras maneiras de incentivo às crianças, sem que precisem estar conectadas e dependentes de um aparelho eletrônico.

Para que isso aconteça de forma prazerosa e envolvente, são necessários materiais que apresentem também condições de segurança. Um destes materiais é a cola bastão, que é prática, de fácil manuseio e é indicada para as atividades de colagens feitas pelos pequenos artistas.

A quantidade de uso do adesivo é fácil de regular devido ao sistema de tubo, sendo indicada para papéis e materiais mais leves. Um desses tipos de cola, a Pritt Bastão, por exemplo, é formulada com 97% de ingredientes naturais e tem como principal ativo o amido de batata.

“A fase infantil é marcada pelas experimentações e aprofundamento das percepções sensoriais. E nada mais saudável do que evoluir brincando. Algumas interações manuais têm a vantagem de desenvolver competências socioemocionais já na montagem, como em uma atividade de fixar peças ou figuras com adesivo. Isso ajuda na integração social, quando as tarefas são realizadas com mais pessoas”, destaca Beatriz Negrão, gerente de marketing da Pritt, adesivo infantil da Henkel.

Para Caio Augusto Carvalho Alves, coordenador de graduação nas Licenciaturas de Pedagogia e Ciências e Letras do Senac EAD, as atividades manuais são meios de estimular o desenvolvimento das crianças.

“Quem nunca fez amizade e desenvolveu uma boa conversa enquanto fazia uma tarefa manual, como um artesanato ou mesmo uma organização de uma prateleira? Sem esse tipo de atividade, as crianças podem não se desenvolver plenamente, além de terem uma parte considerável do seu direito à aprendizagem negada”, comentou o coordenador.

Sobre a Henkel
Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança, especialmente nos segmentos de cuidados capilares e com a casa, em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. No ano fiscal de 2023, a Henkel registrou vendas de mais de 21,5 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,6 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. A sustentabilidade sempre foi um tema presente na Henkel, com a definição de uma estratégia clara e metas específicas. Fundada em 1876, a Henkel emprega equipes diversificadas com cerca de 48.000 pessoas em todo o mundo - unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: "Pioneers at heart for the good of generations”. Mais informações no site.
Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 68 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2023, a Henkel alcançou um crescimento orgânico de vendas de 4,2%. Na América Latina, as vendas foram de 1, 681 milhões de euros, o que representa 8% do total do grupo.

Editorias: Criança  Educação  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 01/04/24
Tags:
Informações para contato
Empresa: Aline Oliveira  
Contato: Aline de Oliveira Silva  
Telefone: 67--

E-mail: alinejornalista74@gmail.com
Skype:
MSN: