AFRAC participa de 1º fórum de políticas públicas para o setor de comércio e serviços

Ontem, em Brasília, foi realizado o 1º Fórum MDIC de Comércio e Serviços (FMCS) organizado por Geraldo Alckmin, presidente em exercício e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) com a finalidade de debater políticas para o desenvolvimento do setor de comércio e serviços. Paulo Eduardo Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC) esteve presente com mais 25 entidades do setor.
​​​​​​​
O encontro solicitado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviço (UNECS) foi prontamente atendido pelo Ministro e passa a ser presencial e com periodicidade semestral, além de se tornar uma linha aberta permanente entre o setor, que representa 70% dos empregos com carteira assinada e é responsável por 68,2% do PIB (dados de 2022) com o Governo Federal.

Para Paulo E. Guimarães essa aproximação está sendo muito importante para que em médio prazo sejam desenhadas as políticas públicas do setor – necessidades específicas, crescimento da mão de obra e a aceleração da automação no país. “O diálogo e a troca de experiência entre os setores público e privado vão garantir maior eficiência e competitividade no desenvolvimento do comércio e serviços”.

“Dentre os temas debatidos no encontro, destacamos quatro. Dois são urgentes: a equidade tarifária de produtos importados e locais principalmente por conta da proximidade do Natal, em que a performance está abaixo do esperado e a simplificação regulatória, que sem a desoneração fiscal haverá repasse ao consumidor, vai causar inflação e diminuir a receita”, explica o executivo da AFRAC. “Os outros assuntos importantes a serem definidos são o Custo Brasil e a exportação de serviços”.

Alckmin aprovou a solicitação das entidades em criar a Câmara Setorial de Tecnologia do Comércio e Serviços e defendeu como prioridade o debate sobre a desoneração da folha de pagamento do setor que mais gera renda e emprega no país, após a reforma tributária.

O 2º Fórum MDIC de Comércio e Serviços deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2024.

  
Sobre a AFRAC     
Fundada em 1987, a AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo entre seus associados os fabricantes de equipamentos de automação comercial, empresas de software, fabricantes de periféricos, distribuidores e revendas, meios de pagamentos, empresas de suprimentos do segmento de papel e de coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além de varejistas e demais canais de distribuição. Mais de 84% das transações B2C e 92% de transações de pagamento passam de alguma forma pelas soluções da AFRAC. 

Editorias: Ciência e Tecnologia  Política  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 30/11/23
Tags:
Informações para contato
Empresa: Júlia Agnes Ferreira Pessoa  
Contato: Júlia Agnes Ferreira Pessoa  
Telefone: --

E-mail: julia@dfreire.com.br
Skype:
MSN: