Empreendedorismo: Estudantes do Colégio Integrado vendem ecobags na Feira de Miniempresas
...

Evento acontece neste sábado, 6 de agosto, no Buriti Shopping

Fundar uma empresa, captar investidores, desenvolver e comercializar os próprios produtos. Essa é a missão para os estudantes que participam do Programa Miniempresa, da Organização Social Junior Achievement Goiás. Para que eles coloquem em prática os conceitos aprendidos, acontece neste sábado, 6 de agosto, no Buriti Shopping, a Feira de Miniempresas, onde os estudantes da segunda série do ensino médio do Colégio Integrado vão comercializar ecobags produzidas por eles mesmo.

A estudante Maria Luisa Guimarães Arriel, que é CEO da miniempresa E.O.P. (Eco Over Plastic), explica que a organização possui todos os parâmetros de uma empresa convencional, com áreas bem definidas. “A nossa miniempresa é composta por diretores que atuam nas áreas: financeiro, RH, sustentabilidade, marketing e produção. Além disso, contamos com o patrocínio das empresas Mão Forte, Planec Contabilidade, Uniclínicas, Rota Natural, Certa Consultoria Contábil e Denthus Odontologia”.

O diferencial dos produtos comercializados pela E.O.P é que os alunos participaram de 100% do processo de produção, desde o corte, costura e pintura. “As estampas foram escolhidas com base nas séries mais assistidas no momento, maiores times de futebol e outras 'trends' acompanhadas pelos jovens. Nos orgulhamos muito da sustentabilidade presente no produto, porque, além de substituir sacolas plásticas, possui etiquetas fabricadas com retalhos de tecido, minimizando desperdícios”, explica.

Maria Luisa ressalta que a miniempresa começou com 31 alunos que cursam a segunda série do Ensino Médio. Esses alunos foram divididos em grupos para apresentarem protótipos de possíveis produtos. A partir dessa apresentação, foi realizada uma votação entre todos os participantes, que elegeram as sacolas ecológicas para serem produzidas e comercializadas. “A ecobag chamou bastante atenção de todos pela sustentabilidade, pela arte presente nela, que valoriza bastante o produto, pela praticidade de ser uma ecobag que dobra de uma forma que possibilita carregá-la em qualquer lugar e, também, pela acessibilidade do preço. Até o momento, foram fabricadas 44 unidades para a Feira de Miniempresas e cerca de 20 encomendas”, detalha.

O diretor-geral do Colégio Integrado, Thiago Oliveira, explica a importância de os alunos terem contato com o empreendedorismo ainda na escola. “A imersão no mundo dos negócios dará uma grande vantagem quando eles entrarem no mercado de trabalho, pois já terão passado por situações em que as habilidades de trabalho em equipe, liderança e responsabilidade já terão sido vivenciadas. Além disso, terão a oportunidade de aprenderem com os erros cometidos por eles”.

Sobre a Feira de Miniempresas

O evento é a oportunidade dos estudantes de ensino médio venderem, ao público em geral, os produtos sustentáveis que eles mesmos pensaram e produziram nos últimos meses. A ação prepara os jovens para enfrentarem o desafio de conquistar o cliente e viver a experiência de venda no "mundo real". A Feira acontece das 10h às 22h, no Piso 1, do Buriti Shopping. Antes da abertura da feira, às 9h, os jovens assistirão a uma palestra ministrada por Helenir Queiroz, referência no empresariado goiano.

O Programa Miniempresa da Junior Achievement proporciona aos estudantes uma experiência prática em economia e negócios por meio da organização e da operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Na prática, os alunos constituem uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto, apuram os resultados da empresa e remuneram, com valores simbólicos, todos os envolvidos: funcionários, acionistas, aluguel etc.

Editorias: Negócios
Tipo: Pauta  Data Publicação: 05/08/22