Livro aborda importância do respeito ao legado dos fundadores de empresas familiares

Trocar o comando de uma empresa familiar sem planejar a sucessão pode se tornar um processo ainda mais doloroso quando falta reconhecimento e empatia pelo trabalho desenvolvido pelo fundador. No livro, Sucessão ou Promoção? (Ás Editorial), o autor Hamilton Ibanes, consultor da MESA Corporate Governance, quebra paradigmas e desmistifica práticas ao mostrar que afastar ou expulsar o responsável pela construção do negócio por conta da idade avançada, por exemplo, é um erro crucial cometido contra quem dedicou uma vida inteira à organização e pode até mesmo arriscar a sustentabilidade da empresa.

Independentemente do porte do negócio, a falta de planejamento para a troca de comando provoca traumas e verdadeiros pesadelos durante a transição mal preparada. Na maioria dos casos, a pressa em tirar o fundador ou deixá-lo de lado quando ele é, na verdade, a pessoa mais experiente, torna o processo cruel. “O fundador não é um objeto para ser descartado de uma hora para outra. É preciso que os sucessores reconheçam e respeitem seu legado e sua contribuição para a sociedade. Ele gerou empregos, sustentou famílias e pode, ainda, se sentir vulnerável num momento tão importante da vida”, alerta o autor.

O autor lembra que em países como o Japão, por exemplo, o qual visitou mais de 10 vezes quando atuou como presidente da filial da empresa japonesa no Brasil, presenciou várias vezes os colaboradores reverenciando o fundador da companhia, reforçando um ato de respeito e agradecimento pelo trabalho desenvolvido. “Com o aumento da longevidade, é possível que o fundador seja promovido e esteja preparado para uma nova jornada e outros desafios, podendo ser o embaixador da marca ou até mesmo integrante do conselho”, sugere Ibanes.

Mas para uma troca de bastão ser bem-sucedida, o mais indicado é que a preparação comece com muita antecedência, para que todas as partes envolvidas estejam conscientes e tranquilas quanto ao processo – o fundador, os sucessores e os acionistas. Além de proteger a empresa de eventuais riscos, o planejamento estabelece regras e boas práticas de gestão para garantir a perenidade da empresa. “Não há como obrigar o fundador a ir embora e ele não quer isso. Ele quer ter segurança de que tudo que criou não vai desaparecer. É um processo de convencimento, não de isolamento”, explica.

Em Sucessão ou Promoção?, o autor também conta o processo sucessório de quatro famílias empresárias: famílias Noronha Kaiser (Grupo Cene), Cabral (Via Pajuçara), Oliveira (Grupo Lara) e Zen (Grupo Zen). Por meio de depoimentos, sucessores e sucedidos mostram a importância da implementação de novas práticas de gestão e de governança corporativa, contam experiências e relatam os desafios enfrentados para dar continuidade ao negócio familiar. “São exemplos de empresas que passaram pelo processo em momentos diferentes, em situações específicas, trazendo ao leitor a possibilidade de conhecer outros cenários de sucessão”, afirma Ibanes.

Sobre o autor:
Hamilton Ibanes é engenheiro civil, com MBA Internacional pela Business School SP/Toronto University, conselheiro certificado independente pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), coach pelo ICI-SP (Integrated Coaching Institute). Possui 35 anos de experiência como executivo em operações industriais/serviços (B2B e B2C) em ambientes complexos e multiculturais, com destaque para a posição de CEO de multinacional japonesa para o mercado latino-americano. Tem sólida carreira desenvolvida em grandes grupos empresariais, como Horiba, Accor/Compass, Pial Legrand/Bticino, Hunter Douglas, Incepa e Santher.
Nas empresas onde trabalhou, foi responsável por liderar processos de planejamento estratégico, recuperação de operações deficitárias por meio de novos modelos de negócios, ajustes finos de processos e desenvolvimento de pessoas. É também autor do livro “Lidere-se – Conhecendo a si mesmo para liderar”.

Sobre o livro:
Título: Sucessão ou Promoção?
Subtítulo: Um novo olhar sobre o processo sucessório
Autor: Hamilton Ibanes
Selo: Ás Editorial