|
... |
O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças. E é com essa metodologia que o Instituto Esporte e Educação (IEE) chega a diferentes municípios do Brasil, realizando diversos projetos e atividades. Nela, os jovens têm um papel muito especial. Ao longo de seus 23 anos de atuação, o IEE desenvolve metodologia para trabalhar com liderança juvenil por meio do esporte, nos eixos de aulas, monitoria, eventos, cursos e mercado de trabalho.
O Sistema de Formação de Jovens Líderes é um dos destaques da metodologia do IEE. Inúmeras experiências pedagógicas foram desenvolvidas e diversos temas e projetos criados coletivamente entre professores e jovens. E 29% da equipe efetiva do Projeto Rede de Núcleos, criado e desenvolvido pelo Instituto, é composta por ex-alunos que foram jovens líderes do IEE.
Os jovens líderes participam de aulas de formação dentro dos núcleos. Na sequência, passam a realizar monitoria, exercitando a liderança por meio do esporte. Além disso, participam da criação e realização de eventos.
"Com a monitoria, os jovens exercitam a liderança, seja em sua própria turma, no núcleo ou em sua comunidade. Eles participam das aulas e, a partir do momento que estão engajados, partem para a monitoria. São muitos conteúdos e todos praticam conhecimento", destaca Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.
Os temas relacionados ao protagonismo dos jovens que o IEE busca aprofundar são a mediação de conflitos na aula e nos jogos; o Esporte Educacional para jovens; cuidados com a saúde física e mental; Boas perguntas - Rodas de conversa com jovens; Inteligência emocional, habilidades socioemocionais e fair play; temas transversais como mercado de trabalho e orientação profissional; Saúde na Adolescência, Álcool e Drogas, Jogos Eletrônicos e Sexualidade na adolescência.
Em 2023, o IEE atendeu a 1.933 jovens, de 13 a 18 anos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. E escolheu como um dos temas de seu Seminário 2024 o estudo sobre o Protagonismo para a Geração Alpha, buscando se atualizar sobre as necessidades e demandas relativas ao trabalho com jovens na atualidade.
Impacto ao longo dos anos – O trabalho junto aos jovens líderes vem trazendo resultados de impacto ao longo dos anos. Como no Fair Play: os alunos internalizam princípios éticos, evidenciando respeito às regras, árbitros e adversários, promovendo interações sociais éticas e comportamento positivo.
Outro resultado é a habilidade em aplicar a mediação, reduzindo conflitos, indicando autonomia na resolução, refletindo confiança para lidar com desafios e construir ambientes harmoniosos.
"Vivenciei todas as fases dentro do IEE. E sempre que faço monitoria, penso, nossa, eu já fui um deles. Fico lisonjeada de poder passar o que eu sei hoje para quem vem agora", afirma Sara de Lima, aluna do IEE.
Esses valores éticos, aliás, extrapolam o esporte, refletindo em comportamento ético na vida diária, evidenciando influência positiva na conduta geral dos jovens. Com isso, todos os alunos percebem a possibilidade de ganhar, promovendo uma cultura inclusiva e igualitária, independentemente das habilidades iniciais, promovendo um ambiente de respeito e igualdade.
A participação ativa em jogos e mediação fortalece a autonomia, confiança nas escolhas e habilidades de tomada de decisões, refletindo em responsabilidade e ação independente na vida.
"Fiz o curso de jovens líderes. É muito importante ter ideias durante a monitoria que possam ajudar a aprender mais, a se comunicar mais", garante a também aluna do IEE, Emily Antunes.
Confira o vídeo sobre o Sistema de Formação de Jovens no link https://www.youtube.com/watch?v=uleLpQrscSw
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, VALE, Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, Verde Asset Management, Zurich, Daiichi Sankyo, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Grupo Deloitte, AEGEA, Localiza&CO, Instituto Localiza, Eternit, ISA CTEEP, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, Cogna Educação, TRW, Mundial Logística, VR, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.