Sapura otimiza a rotina fiscal virtual e elimina necessidade de retificação de obrigações acessórias com automação fiscal em nuvem da Avalara

Sapura otimiza a rotina fiscal virtual e elimina necessidade de retificação de obrigações acessórias com automação fiscal em nuvem da Avalara
Índice médio de 30% de retificação chegou próximo a zero após implementação de solução Tax Compliance, que evitou alteração da rotina por conta da pandemia mesmo com trabalho remoto
A complexidade tributária brasileira demanda atenção redobrada da área fiscal e contábil das empresas no momento da geração e entrega das obrigações acessórias. Qualquer detalhe despercebido pode gerar inconsistências que precisam ser corrigidas com o envio de retificações para evitar a incidência de multas e juros. Nesse cenário, a automação fiscal tem se tornado ferramenta essencial para garantir a correta apuração e recolhimento tempestivo dos tributos, além da geração das informações aderentes à legislação, como fez a Sapura, empresa global de engenharia marítima para serviços submarinos que atua no Rio de Janeiro.
Mesmo com uma ferramenta fiscal tradicional do mercado, a Sapura precisava retificar com recorrência uma média de 30% das obrigações acessórias geradas a cada mês, além das anuais. Após a implementação da solução Tax Compliance da Avalara, multinacional de automação fiscal na nuvem, de forma integrada ao ERP, o índice de retificações se aproximou de zero.
De acordo com Thiago Machado, gerente Contábil e Fiscal da Sapura, a atualização automática dos layouts por meio do download dos patches na nuvem garante o processamento dos dados em conformidade com as exigências legais, rotina que não acontecia com a aplicação anterior. “Investíamos um alto valor em um dos softwares mais tradicionais do mercado, que ainda dependia de customizações e atualizações manuais. Com a automação fiscal da Avalara, as atualizações ficaram automáticas e o custo de implementação foi menor que a aquisição da licença da plataforma anterior”, afirma Machado, que aponta uma economia de 40% nos investimentos em software e em horas-homem dedicadas.
Além da eficiência e do retorno sobre investimento (ROI), o executivo aponta também a facilidade de leitura dos dados e a alta disponibilidade especialmente durante o momento da pandemia como pontos positivos. “A interface simplificada proporciona fácil entendimento da equipe, que trabalhou remotamente com um sistema cem por cento integrado e disponível, garantindo o correto recolhimento das obrigações durante a quarentena”. Machado ressalta que não houve qualquer alteração na rotina da empresa durante a pandemia por conta da solução estar hospedada na nuvem.
Para Alannes Moura, diretor de Produtos da Avalara, a parceria com a Sapura foi importante porque ajudou a empresa a ingressar em um novo segmento e também desenvolver a compatibilidade do produto Tax Compliance com um dos principais ERPs do mercado.
Sobre a Sapura
A Sapura é uma empresa especializada em serviços submarinos, joint venture entre duas multinacionais com importância ímpar nos seus mercados: a Seadrill e a Sapura Energy.Trata-se de um dos principais players do mercado brasileiro, com uma frota de seis navios de serviços submarinos como apoio, instalação e lançamento de dutos flexíveis (Sapura Diamante, Topázio, Ônix, Jade, Esmeralda e Rubi). A companhia conta com uma força de trabalho atual que ultrapassa 1000 profissionais e engloba 21 nacionalidades diferentes. No Brasil, tem sede no centro da cidade do Rio de Janeiro, mas marca presença também em Duque de Caxias e Rio das Ostras. Na Europa, tem um escritório em Viena, Áustria. Através de seus acionistas, a Sapura tem referência global, atingindo mais de 20 países, incluindo Inglaterra, Malásia, China, Austrália, Cingapura, Estados Unidos e representantes da África e do Oriente Médio.
Sobre a Avalara, Inc.
A Avalara ajuda empresas de todos os tamanhos a obterem o compliance fiscal. Em parceria com os principais provedores de ERP, contabilidade, comércio eletrônico e outros sistemas de gerenciamento financeiro, a Avalara oferece soluções de conformidade baseadas em nuvem que suportam todos os aspectos fiscais dos processos de negócio. Com sede em Seattle, a Avalara possui escritórios nos EUA e, ao redor do mundo, no Canadá, no Reino Unido, na Bélgica, no Brasil e na Índia. Mais informações em www.avalara.com/br.

Informações à imprensa (Avalara):
RPMA Comunicação
Gustavo Dezan
gustavo.dezan@rpmacomunicacao.com.br
(11) 96615-0414


Editorias: Economia  Jurídica  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 28/08/20
Tags:
Informações para contato
Empresa: Luciana de Araujo Lima   
Contato: Luciana de Araujo Lima  
Telefone: --

E-mail: giovanna.miranda@rpmacomunicacao.com.br
Skype:
MSN: