Técnico de Segurança do Trabalho: Profissional indispensável para qualquer área de atuação
freepik

*Rodrigo Carvalho da Silva

Em toda empresa ou qualquer outro tipo de organização, é crescente cada vez mais a preocupação de garantir e preservar às condições de segurança no ambiente profissional. No entanto, as ações e intervenções do Técnico de Segurança já são praticadas há muito tempo, todas as técnicas e procedimentos que envolvem a Saúde e Segurança do trabalhador, estão registradas nas Normas Regulamentadoras publicadas em 1978, estabelecendo obrigatoriedade de serviços e programas responsáveis pelas questões relativas à saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Segundo o Observatório Digital de Segurança, entre 2012 e 2018 foram contabilizados 17.200 falecimentos em razão de algum incidente ou doença relacionados à atividade laboral. A categoria destes profissionais é essencial no dia a dia das empresas, pois são os responsáveis por garantir que cada atividade seja executada de acordo com os padrões de segurança e salubridade, nos parâmetros da organização internacional do trabalho (OIT).

Com o objetivo de reduzir ou até eliminar os riscos à saúde do trabalhador, o responsável técnico tem a função de verificar as necessidades de cada área, observando cada aspecto operacional da cadeia produtiva de uma determinada atividade. Com o estudo prévio de cada ocupação, é possível elaborar mapas de riscos para observar e indicar o melhor equipamento de proteção individual (EPI), para assegurar a estabilidade e segurança no desenvolvimento da atividade, analisando a melhor forma de se executar o trabalho, com o maior índice de segurança possível.

Por seu papel indispensável, empresas como a DEWALT, marca líder na fabricação de ferramentas se preocupa com a segurança do cliente final, desenvolvendo equipamentos seguros pensados para melhorar as condições laborais para os trabalhadores deste país.

*Rodrigo Carvalho da Silva é Instrutor de Treinamento da DEWALT.

Sobre a DEWALT

Líder mundial na fabricação e comercialização de ferramentas elétricas voltadas para o usuário industrial e profissional, a DEWALT é sinônimo de produtividade. Seus produtos são fabricados com materiais de alta tecnologia, o que confere a eles alta performance, combinada a inovação e segurança. Com mais de 80 anos de história, a DEWALT garante equipamentos de extrema qualidade e robustez, capazes de garantir a eficiência necessária mesmo nos serviços mais pesados.

Editorias: Construção e Arquitetura  Industria
Tipo: Artigo  Data Publicação: 10/12/19
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato