Como se preparar para as vendas no Dia das Crianças?

O Dia das Crianças é uma das datas comemorativas que gera um grande movimento no comércio do país e mesmo lojas não especializadas em artigos infantis podem aproveitar a oportunidade para lucrar. Mas para que isso aconteça, algumas ações devem ser planejadas estrategicamente, afinal, toda ação de venda requer técnica e novas ideias por parte dos vendedores e comerciantes.

Conseguir trazer o cliente para dentro da loja é o primeiro desafio que todo empresário precisa superar. Em um mundo ideal, o correto é oferecer treinamentos para as equipes com uma certa antecedência. Sabemos, porém, que isso nem sempre é possível, contudo, outras estratégias podem ser aplicadas para alcançar sucesso nas vendas.

Confira algumas estratégias para vender bastante nesse período do Dia das Crianças.

Panfletos ou promoções

Às vezes é preciso ir até o cliente em uma visita, com panfletos ou promoções que possam atraí-lo para perto do seu ponto de venda. Promoções são muito bem-vindas, porque não só você, mas todos os seus concorrentes estão buscando um espaço na mente do cliente. Se diferenciar da concorrência é muito importante, pois te ajuda a gerar uma vantagem competitiva sustentável.

Atendimento personalizado

Uma equipe pronta para o atendimento é fundamental para prospecção e chamar atenção do cliente, pois, se a equipe não estiver preparada provavelmente muitos desistirão da compra. Para altas demandas como datas comemorativas, capacitar os profissionais ou contratar temporários é indispensável para o consumidor ter uma experiência de compra positiva. Crie identificação com o comprador e transmita boa impressão.

Facilite a efetivação da compra

No Dia das Crianças, geralmente as pessoas costumam presentear mais de uma criança, por esse motivo, é preciso avaliar e entender as necessidades dos consumidores e facilitar o processo de compra (ou seja, conhecer o comportamento do cliente para melhor entender o que ele precisa) e os processos de negociação. Uma ótima estratégia é oferecer diversas possibilidades para pagamentos em boleto bancário, parcelamento, pagamentos para 30 ou 60 dias, sempre avaliando o que sua empresa lhe permitir.

Estude sempre e busque profissionalização. Mantenha-se informado sobre os produtos de alta demanda e os mercados nos quais estão inseridos, participe de palestras e cursos preparatórios, leia obras importantes na área e fique antenado às tendências e acontecimentos. Assim, você estará preparado para turbinar suas vendas não apenas no Dia das Crianças, mas em todas datas comemorativas.

*Mário Rodrigues é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

Editorias: Economia  Negócios
Tipo: Artigo  Data Publicação: 11/10/19
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato