Pequena empresa: aproveite a Black Friday para encantar os seus clientes

Por Osvaldo Meneghel, diretor de marketing da Sage Brasil

Quando falamos de Black Friday, todo mundo pensa nos grandes varejistas. De fato, foram as redes e sites maiores que ajudaram a popularizar a tradicional data do comércio americano por aqui. Mas o evento também é uma oportunidade para as pequenas empresas.

A realidade do negócio menor é diferente, sabemos disso. Não dá para competir com o poder de compra de uma grande companhia, que consegue negociar estoque em larga escala e vender produtos com margens menores de lucro já que ganha no volume. Contudo, isso não é motivo pra ficar de fora de uma das épocas mais importantes do varejo.

O pequeno empreendedor pode e deve usar o atrativo da Black Friday para impulsionar o seu negócio. O evento é um bom momento para colocar em prática estratégias de atração e retenção de clientes.

Por exemplo, se o e-commerce não tem orçamento para escalar a tecnologia e suportar um pico de acessos, uma alternativa é distribuir o fluxo ao longo do período. Como? Ofereça descontos, por tempo limitado, em alguns itens da lista de desejos do seu consumidor.

Divida as ofertas durante o dia e coloque um prazo para elas acabarem e com isso, além de eliminar o número de usuários conectados ao mesmo tempo, cria-se um senso de urgência. Ou seja, corre que vai acabar.

Também é a hora ideal para encantar com experiências diferenciadas. Tem um salão de beleza? Que tal oferecer uma massagem ou uma hidratação para quem cortar durante o período? Dono de uma cafeteria? Ofereça um café premium pelo valor do comum.

Para as pequenas empresas, focar em estratégias alternativas que não demandam altos investimentos ou impactam na rentabilidade é uma saída inteligente para se beneficiar datas sazonais como a Black Friday e ainda conquistar clientes para a vida toda.

Editorias: Economia  Negócios
Tipo: Artigo  Data Publicação: 19/11/19
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato