Do plantio da cana à gôndola do supermercado: a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva e no dia a dia da população

São Paulo, 6 de junho de 2022 – A produção de plástico a partir da cana-de-açúcar no Brasil completou 11 anos em setembro de 2021 e vem contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e para minimizar impactos ambientais em diversos setores da economia, a exemplo dos milhares de produtos comercializados no Brasil e no mundo que já usam plástico renovável. Em mais um passo importante nessa jornada, a Braskem, líder de mercado e pioneira mundial na produção de biopolímeros em escala industrial, agora é fornecedora de resinas renováveis, produzidas por meio de etanol da Raízen, empresa integrada de energia, referência global em bioenergia e uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar do país, certificadas pela Bonsucro – um padrão global para a cadeia de produção e suprimento da cana-de-açúcar. Pioneira no desenvolvimento da tecnologia para produção de plástico a partir da commodity renovável, a Braskem é a única empresa brasileira do segmento a receber o reconhecimento.

Criada em 2005, a Bonsucro é a plataforma global de sustentabilidade da cana-de-açúcar. Seu propósito é acelerar coletivamente a produção e os usos sustentáveis da cana-de-açúcar para agricultores, usinas, compradores e usuários finais. Reúne seus membros e outros parceiros para enfrentar os desafios críticos do setor sucroenergético e impulsionar o desempenho e o impacto positivo. Por meio de seu sistema de certificação em padrões de sustentabilidade para a cana-de-açúcar, a Bonsucro visa assegurar que a produção e o processamento da cana-de-açúcar ocorram de forma social e ambientalmente responsáveis, com base em critérios internacionais rigorosos.

Certificação no plantio, cultivo e processamento da cana-de-açúcar

Além de assegurar práticas sustentáveis ligados ao bom uso da terra, à proteção da biodiversidade e à gestão hídrica responsável, por exemplo, a Bonsucro também verifica questões como segurança do trabalho, condições trabalhistas e a ausência de impactos negativos nas comunidades próximas aos canaviais e usinas. A Raízen é parceira da Braskem no fornecimento do etanol produzido a partir da cana-de-açúcar e detentora do maior volume do mundo (em média 27% ao longo dos últimos anos) de cana com certificação Bonsucro. “O Brasil se tornou referência global em produção de cana e seus derivados com esta certificação internacional, tendo cerca de 52% do total de usinas com o selo no mundo e diversas experiências de sucesso, que associam alta produtividade às melhores práticas de gestão e sustentabilidade das operações”, afirma André Valente, gerente de Sustentabilidade da Raízen.

Segundo Valente, em termos de negócio, “ter a certificação Bonsucro significa geração de valor compartilhado, diferenciação de produtos, garantia da origem sustentável, alcance a mercados e clientes exigentes em requisitos sociais e ambientais, consolidação das melhores práticas em sustentabilidade, construção de relacionamentos conscientes e melhoria da imagem da empresa”. Hoje, a Raízen detém o maior volume do mundo certificado pela Bonsucro, com cerca de 25% de todo volume de cana e 23 dos 31 Parques de Bioenergia em operação já são certificados. A previsão é que até 2030 todas as unidades estejam certificadas. Essa estratégia de certificações abrange, também, a produção de etanol de segunda geração (E2G), produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

Plástico mais sustentável para a indústria brasileira

Para certificar a Braskem, a Bonsucro avaliou os seus processos de rastreabilidade desde a matéria-prima até os seus produtos finais certificados e a cadeia de abastecimento upstream, considerando boas práticas aplicadas, desde o plantio, cultivo e processamento da cana. “Essa certificação reconhece nossos esforços em busca de uma operação ambientalmente responsável, agregando ainda mais valor ao nosso portfólio I’m green™ bio-based, que fornece soluções em polietileno e EVA, produzidos a partir da cana-de-açúcar. Além de nossa reconhecida marca I’m greenTM, os brand owners, que usam nossas resinas renováveis, podem optar por se tornarem membros e buscarem a certificação Bonsucro para aplicar o selo em seus produtos. Para isso, tanto o transformador quanto o brand owner precisam aderir à plataforma Bonsucro e submeter seus processos a uma auditoria realizada por uma entidade certificadora terceirizada”, explica Marco Jansen, líder global de biopolímeros na Braskem.

Na Braskem, a certificação Bonsucro reforça o compromisso da companhia com a economia circular e com a neutralidade de carbono até 2050. “Estamos dedicados a ajudar a transformar um pensamento econômico linear em um modelo circular, cobrindo cada etapa da cadeia de valor. Desde a seleção de matérias-primas até o retorno dos resíduos pós-consumo, após a reciclagem, para a cadeia produtiva, buscamos constantemente melhorar nossos biopolímeros, tornando essas soluções mais valiosas e competitivas. Ser a primeira produtora de bioplásticos que atende às exigências da Bonsucro, é um reconhecimento importante à jornada que estamos trilhando, além de um forte indicativo de que estamos no caminho certo”, afirma Jansen.

Soluções sustentáveis para atender as necessidades da população

O plástico I’m green™ bio-based da Braskem já é utilizado nos mais diversos segmentos como alimentos, bebidas, higiene pessoal e bens duráveis, entre outros. O avanço desta solução no mercado está diretamente relacionado ao aumento da demanda de grandes brand owners comprometidos com a utilização de matérias-primas renováveis e/ou recicladas e com a economia circular, além da expansão da demanda por biopolímeros.

A produção de polietileno I'm green™ bio-based da Braskem foi reconhecida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Brasil do Pacto Global como um dos cases mais transformadores em desenvolvimento sustentável no Brasil. Um dos principais diferenciais do produto é a captura de até 3,09 toneladas de CO2 para cada tonelada de PE renovável produzida. O material mantém as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade do plástico de origem fóssil, podendo ser inserido nas mesmas cadeias de produção e reciclagem existentes.

O primeiro cliente da Braskem a obter a certificação Bonsucro foi a Tetra Pak. Em 2019, a empresa – líder mundial de soluções para processamento e envase de alimentos - tornou-se a primeira na indústria de alimentos e bebidas a fornecer polímeros vegetais de maneira responsável usando os padrões Bonsucro para a cana-de-açúcar sustentável.

“Nossos polímeros renováveis à base de plantas são totalmente rastreáveis, desde a sua origem na cana-de-açúcar. Nossa ambição é clara, queremos que todas as nossas embalagens sejam feitas a partir de polímeros renováveis ou reciclados. Esse é um marco em nossa jornada em direção à embalagem mais sustentável do mundo: uma caixinha feita de materiais renováveis, totalmente reciclável e neutra em carbono”, acrescentou Julian Fox, diretor de programas relacionados à Natureza na Tetra Pak.

Na Braskem, a certificação Bonsucro foi concedida ao complexo industrial da cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul, onde o polietileno e o EVA I’m green™ bio-based são produzidos (Q 2, PE 4, PE 5 e PE 6), bem como às instalações de armazenamento responsáveis pela distribuição de soluções no Brasil e em outros países.

Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Sobre a Raízen
Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.
Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.
Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.
Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança responsável da indústria e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan "PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Editorias:   Ecologia e Meio ambiente  Industria
Tipo: Pauta  Data Publicação: 06/06/22