Em nova contação, Embaixadores da Prevenção aborda a virtude da generosidade
...

NOVO VÍDEO TEM ROTEIRO BASEADO NO CONTO ‘DONA ÔLA’, DOS IRMÃOS GRIMM

Pelo segundo ano consecutivo, a Embaixadores da Prevenção se utiliza das artes cênicas e do ambiente virtual para inspirar e disseminar virtudes por meio do Teatro na Mesa. No seu processo de formar uma nova geração de pessoas que pense, sinta e faça o seu melhor, o trabalho da ONG com as virtudes referencia o que é positivo para a formação do caráter e o desenvolvimento do ser. No segundo vídeo do projeto, a generosidade é a virtude da vez.

“Tivemos uma resposta muito positiva no ano passado para o formato online, por isso este ano reformulamos o projeto para apresentar novas e mais histórias que abordam diferentes virtudes e expandem o conceito delas para nosso público”, comenta o coordenador cultural do projeto, Eduardo Virgílio. “Entendemos que a linguagem artística tem um profundo poder de sensibilizar e aguçar a consciência, por isso usamos a contação de história, que nos permite ainda estimular a criança para a imaginação e a criatividade, além de ampliar sua percepção, entendimento e aplicação prática da virtude”, completa.

A nova história já está disponível em todas as plataformas da ONG. Na oportunidade, o público é apresentado à contação inspirada no livro ‘Dona Ôla’, dos irmãos Grimm. “A generosidade é a virtude de quem compartilha bens materiais e emocionais por bondade. É o famoso oferecer sem receber nada em troca, um ato desinteressado no que tange o retorno. Uma das maiores e melhores formas de demonstrar amor, amizade e respeito ao próximo”, conclui Eduardo.

O projeto é realizado pelo termo de fomento 165/2020 assinado pela Embaixadores da Prevenção em conjunto com a Secretaria da Cultura de Campinas através do FMDCA-CMDCA, fomentado pelo PMC/FMDCA/SMASDH com fontes de recurso municipal.

VIRTUDE DA VEZ: GENEROSIDADE
O segundo vídeo do Teatro na Mesa conta a história Dona Ôla, cujo conto está no livro Os Contos de Grimm, dos Irmãos Grimm. A peça convida à reflexão da virtude da generosidade: (1) qualidade de generoso; (2) virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem; magnanimidade.

De maneira leve e divertida, a contação apresenta a história de uma viúva e suas duas filhas. Enquanto uma delas ajuda e se preocupa com o próximo, a outra é mais parecida com a mãe e dá mais valor aos bens materiais. Em determinado momento a irmã boa é "transportada" para uma realidade mais afetiva e ensolarada, mas ainda assim ela sente falta de casa. Sutil e muito delicada, a peça convida à reflexão do nosso papel no mundo enquanto pessoas benevolentes.

O vídeo é o segundo de uma série de 16 contações baseadas na literatura universal que serão publicados gratuitamente na íntegra nas redes sociais da ONG, que já disponibilizou o primeiro vídeo, Medo de Nada, só Amor. nas versões com Libras e Audiodescrição.

SERVIÇO: Teatro na Mesa • Vídeo 02 • Dona Ôla! • Disponível em: https://youtu.be/4kogWRxNjf0

SOBRE A EMBAIXADORES DA PREVENÇÃO
Idealizada por Sandra Sahd, a organização social foi fundada em Campinas em 2011. Nesta primeira década, já atendeu mais de 18 mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de atividades e projetos artístico-culturais que despertam e difundem o tema das virtudes no ser humano com apoio de recursos federais (Lei de Incentivo à Cultura) e municipais (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente via CMDCA). Seu objetivo é contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas que transforme o mundo através do sentir, pensar e fazer melhor. Até 2017, todas as ações eram realizadas em creches e instituições sem fins lucrativos da RMC (Região Metropolitana de Campinas); em 2018, a entidade passou a atender também escolas estaduais da cidade. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse o site www.embaixadoresdaprevencao.com.br.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Teen  Terceiro Setor
Tipo: Pauta  Data Publicação: 16/04/21