|
... |
É possível, sim, alinhar lucratividade à humanização e à responsabilidade socioambiental. A quarta edição do Seminário Internacional Sunflower demonstrou que muitas empresas são grandes exemplos de que essas práticas podem não apenas coexistir, mas também reforçar e promover o sucesso e a prosperidade dos negócios. O evento foi realizado no último sábado, dia 31 de agosto, no Espaço Vista, em Belo Horizonte (MG).
O encontro, realizado pela Sunflower, uma empresa de desenvolvimento de carreiras e negócios com propósito, reuniu 40 profissionais de sete países para debater o tema ‘A Missão Socioambiental das Empresas com Propósito e Fins Lucrativos’. O evento trouxe casos de empresas, mentoradas pela Sunflower, que alinham propósito à responsabilidade socioambiental, como Fabíola Zago, proprietária da empresa Pão de Queijo Fabuloso, fundada em 2018 no Rio Grande do Sul. Fabíola iniciou a mentoria com a Sunflower em 2021.
Em seu dia a dia, ela busca empregar cinco forças: justiça, integridade, generosidade, amor e inteligência social. A Pão de Queijo Fabuloso tem como foco a construção de relações harmônicas nos lares gaúchos, fortalecendo a conexão entre ‘ser’ e ‘criador’. A empresa realiza seu propósito produtivo de forma manual, potencializando sabor e qualidade. De olho na sustentabilidade, a empresa visa a meta zero em desperdício, mantém estoque reduzido e utiliza material orgânico (vegetal) nas embalagens de Box Presente. “Meu propósito de vida é usar o amor e a inteligência social para colher e conectar as pessoas a uma vida com mais sabor, harmonia e contribuir para a elevação do ser na construção de uma nova sociedade”, destacou.
Rafael Santana, proprietário da Edut Consultoria, iniciou a mentoria na Sunflower em 2023. Fundada em São Paulo em 2012, a marca nasceu com o objetivo de ser uma empresa de contabilidade digital e consultiva. No entanto, Rafael queria encontrar seu propósito e se reinventar. “Foi aí que Deus fez com que meus caminhos se cruzassem com os da Grazi, fundadora e mentora da Sunflower. Esta parceria foi fundamental na minha jornada. Hoje, afirmo com convicção e gratidão que meu propósito de vida é usar a integridade e a gratidão para, através da imparcialidade, contribuir para a elevação do ser na construção de uma nova sociedade.”
Rafael ressaltou que ter um propósito no mundo dos negócios é essencial para criar uma organização que não apenas busca lucros, mas também gera valor significativo para seus clientes, funcionários, investidores e a comunidade. “Hoje, vejo meus funcionários felizes e comprometidos, pois a clareza da missão aumentou o senso de comprometimento. Meus clientes estão mais satisfeitos, estamos conseguindo aumentar a percepção de valores através das nossas entregas. Eu trabalho com paixão, amor e propósito. Isso me deixou muito mais realizado”, salientou.
Outra história emocionante foi contada por Daimene Santos, enfermeira militar na Bélgica há quase dez anos, com experiências internacionais no Oriente Médio e África Subsaariana. Daimene veio para o Seminário acompanhada de seu pai, que veio diretamente de Portugal. Ela contou que sempre sentiu um desejo profundo de viver a vida segundo um sentido maior. Ao longo de sua carreira profissional, Daimene esteve em contato com milhares de pacientes e pessoas de diversas culturas e camadas sociais, em quatro continentes. Assim, pode observar que, como ela, muitas pessoas atravessam dificuldades pessoais que acabam muitas vezes por ganhar uma amplitude incapacitante nas suas vidas.
Após sofrer um burnout, acessou através da mentoria da Sunflower seu propósito de vida. Hoje, está construindo uma carreira com propósito na área do desenvolvimento humano. Alinhando suas forças de caráter à sua experiência de vida, Daimene inicia uma transição de carreira como coach de vida e master practitioner em PNL, buscando trazer soluções que promovam superação e elevação do ser.
Palestrantes Internacionais
O Seminário Internacional da Sunflower também contou com a participação de Sharon Hamilton-Getz, presidente e fundadora do World Harmony Council & Arts Forum e da World Harmony Communications, oradora na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) nos EUA, na Europa e em todo o Oriente Médio; além de atuar como ativista de programas e eventos espirituais, sociais e empreendedores. Sharon ministrou uma palestra intitulada ‘ESG - Os Pilares do Futuro-Presente das Empresas com Propósito’.
Em linhas gerais, o ESG, que traduzido do inglês significa ‘Ambiental, Social e Governança’, explica os critérios usados para avaliar uma empresa, considerando seu impacto ambiental, suas práticas sociais e de governança corporativa. Reconhecida por seu trabalho com desenvolvimento social em instituições globais e como uma ativista de destaque, Sharon Hamilton-Getz trouxe insights valiosos sobre a visão social do empreendedorismo e como os princípios de ESG estão moldando o futuro das empresas.
O seminário também contou com a presença do especialista brasileiro em agricultura YOKO, Cláudio Leão. Ele realizou uma oficina com o tema “Agroecologia: Plantando na Terra, Cultivando Pessoas”, na qual apresentou técnicas de agricultura orgânica e métodos de cultivo que visam a produção de alimentos e plantas de alta qualidade, preservando a saúde do solo e do meio ambiente.
Ampliando ainda mais os caminhos no Seminário Sunflower, Sahar Ghanaati, CEO da marca canadense Kian Premium Saffron, conduziu a palestra “Kian - Uma Empresa com Propósito e Sustentabilidade”. A liderança de Sahar foi responsável por estabelecer a marca como uma referência no cultivo de açafrão de qualidade premium, diretamente das terras persas de Estahban, no Irã. Combinando tradições familiares com um compromisso rigoroso com a sustentabilidade e a ética, Ghanaati compartilhou sua jornada no mercado global ao adotar práticas agrícolas responsáveis e promover um legado de excelência e pureza no açafrão.
Uma novidade é a nova parceria ‘Kian e Sunflower’, que, além do evento na capital mineira, expandirá a distribuição do açafrão da marca para o Brasil. A chegada da especiaria, considerada a mais apreciada do mundo, no país marca ainda um compromisso de Sahar Ghanaati que vai além dos campos, nutrindo a ampliação de um legado de excelência.
Já o especialista Pedro Pereira, que participou de todos os seminários da Sunflower, diretamente dos EUA, marcou presença em BH para ministrar a palestra "Como se Adaptar ao Novo Mundo dos Negócios Sustentáveis”. Pedro ocupa o cargo de vice-presidente Regional e Chief Sustainability Officer da SAP para a América Latina e Caribe, com sede em Miami. Com uma vasta experiência de mais de 24 anos em inovação e gestão corporativa no cenário internacional, ele é responsável por conduzir a transformação sustentável de grandes empresas e startups em toda a região. Pedro também atua como investidor e mentor de startups, sendo destacado como All-Star Mentor pelo Techstars.
No evento, Pedro abordou o conceito de B.A.N.I., que oferece uma lente moderna para entender e enfrentar a complexidade e a incerteza do mundo atual. Reconhecer e abordar as características de fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensibilidade pode ajudar indivíduos e organizações a se prepararem melhor para os desafios e a desenvolverem estratégias mais eficazes para navegar em um ambiente em constante mudança.
Para fechar o evento, a fundadora e mentora da Sunflower, Grazielle Cristina Silva Pinto, fez uma reflexão sobre o impacto socioambiental e a contribuição das carreiras e pequenos negócios na construção de uma nova civilização. “Compreender o significado de uma missão socioambiental, no âmbito da vida profissional (carreiras e empresas), torna-se mais do que um ‘diferencial competitivo’ no mercado atual, mas uma necessidade real para a transformação da realidade que vivemos. O mundo que habitamos, o mundo em que comercializamos nossos produtos e serviços, está ameaçado. Logo, chegamos a uma era em que o senso de cadeia de contribuição com o mundo, na direção de uma bússola do bem, se torna essencial”, enfatizou.
Grazielle ressaltou a satisfação com a realização e sucesso da 4ª edição do seminário. “A Sunflower foi criada em julho de 2021, inspirada no conceito do próprio girassol, que carrega o propósito genuíno de promover elevação e luz à humanidade. Temos como objetivo promover a conservação e o desenvolvimento socioambiental por meio do envolvimento da sociedade na gestão ambiental e na gestão do modo de vida que estabelecemos como comunidade. É gratificante reunir aqui tantos nomes e exemplos de pessoas que abraçam esta causa”, pontuou.
A empresária destacou sua satisfação e animação em preparar uma próxima edição do evento em um novo continente. "Ser sustentável não é mais uma opção, é uma necessidade. É fundamental expandir a conscientização sobre esse tema. Tanto eu quanto os profissionais e empresas que confiam na Sunflower acreditamos que todos nós temos o potencial e o propósito de transformar a realidade que vivemos. Juntos, vamos continuar a promover o conhecimento e fornecer provas sociais daqueles que já estão concentrando esforços nessa direção sustentável", enfatizou.
Parceria de Sucesso - Para viabilizar o 4º Seminário Internacional Sunflower, a Grazielle contou com o apoio de organizações situadas no Brasil, Canadá e Estados Unidos. A canadense Kian Premium Saffron foi uma das grandes apoiadoras do evento. Outra marca patrocinadora foi o Brazilian Grill. Localizado em Hyannis, Massachusetts, o restaurante oferece uma autêntica experiência gastronômica brasileira e apoiou o seminário para promover a agenda ambiental. A Facility Solutions também apoiou o evento. Com uma década de atuação em Massachusetts, a empresa oferece soluções de gestão de limpeza e se compromete com o bem-estar e a qualidade dos ambientes.
O atelier Luz do Seu Desenho, também foi um apoiador. Comandado por Ben Tsedek e localizado em Brumadinho-MG, é conhecido por suas obras de arte que combinam espiritualidade e sustentabilidade. O Grupo Hamilton Empreendimentos Imobiliários, com mais de 30 anos de experiência no setor imobiliário, foi mais um dos patrocinadores, destacando-se por seu compromisso com soluções imobiliárias inovadoras e com responsabilidade social e ambiental.
A Encantare, uma empresa de moda underwear & loungewear com sede em Massachusetts e fábrica em Juruaia, Sul de Minas, também esteve com a Sunflower nesta empreitada. Com previsão de comercialização no Brasil entre o final de agosto e início de setembro, a Encantare é cliente da Sunflower há três anos.
Outra marca apoiadora foi a Gone Açaí, fundada em Osterville, Massachusetts, por Simone Nunes, é pioneira na introdução do açaí brasileiro nos EUA e promove o bem-estar com seus produtos saudáveis. A Code My Party, empresa idealizada por Breno e Erika que possui expertise no mercado de eventos, também abraçou esta causa.
Acompanhe as novidades da Sunflower pelo instagram https://www.instagram.com/sunfloweryo.oficial/.