Black Friday em ano de pandemia – O que esperar?
...

A pandemia da Covid-19 impactou significativamente a economia, bem como à sociedade como um todo, devido, principalmente, às medidas de segurança implementadas pelos governos locais, como o distanciamento social e o controle de acesso a determinados ambientes.

Além disso, impuseram o fechamento de determinados estabelecimentos comerciais como uma forma de evitar aglomerações e, consequentemente, o contágio pelo coronavírus.

Diante desse contexto, é comum que os empresários fiquem com receio com relação aos resultados de um dos eventos mais importantes do ano para o comércio: a Black Friday. Para saber o que esperar desse evento em tempos de pandemia, continue a leitura!

De antemão, o que podemos dizer é que esse ano a Black Friday pode se tornar um evento histórico.

O que é a Black Friday?

É provável que você conheça a Black Friday, um dos eventos mais importantes do ano para o comércio, principalmente para as lojas virtuais. Há, nesse evento, um crescimento significativo com relação às vendas de produtos e de serviços, em geral.

Mas, e então, a Black Friday, que significa “sexta-feira negra”, trata-se de um dia em que se busca garantir excelentes descontos em produtos e serviços para os consumidores. É um dia que se diferencia dos demais justamente pelos excelentes descontos fornecidos pelas lojas online. Os descontos variam e podem chegar a mais de 90%.

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, mas logo se expandiu pelo mundo inteiro, chegando, inclusive, no Brasil. Esse evento geralmente ocorre no final do ano, na última sexta-feira de novembro. No entanto, algumas lojas online antecipam esse momento, garantindo descontos durante um bom tempo. É preciso ficar atento a essa data para que a sua loja virtual seja capaz de se planejar com eficiência para potencializar a venda de seus produtos e/ou serviços.

Resultados gerais da Black Friday

A Black Friday é um sucesso total no comércio. E, nesse sentido, podemos dizer que esse evento apresenta excelentes números e grande crescimento. Desde que chegou ao Brasil, a Black Friday tornou-se um dos eventos mais importantes no âmbito da economia.

Na edição de 2015, por exemplo, a Black Friday superou todas as expectativas do mercado, chegando a vender mais de 1,5 bilhão de reais em produtos e serviços. Número que representa um crescimento significativo de 76% com relação ao ano anterior, 2014. Em 2016 não foi diferente, a Black Friday faturou 1,9 bilhão de reais, obtendo um crescimento de 17%.

Já em 2017, faturou 2,1 bilhões. Em 2018 e 2019, por sua vez, 2,6 bilhões e 3,2 bilhões, respectivamente. Em apenas cinco anos, a Black Friday obteve um crescimento de 100%. Saiu de um faturamento de 1,5 bilhão para 3,2 bilhões.

Tais resultados demonstram que a Black Friday não é um evento qualquer, mas um que é capaz de alavancar fortemente a economia e principalmente o crescimento das empresas que atuam no âmbito digital, vendendo produtos e/ou serviços.

Black Friday em tempos de pandemia: o que esperar?

As expectativas são boas para a Black Friday neste ano, mesmo que estejamos atravessando uma pandemia que já foi responsável pelo fechamento de várias empresas e pelo aumento da taxa de desemprego.

Ainda que pareça contraditório, o e-commerce cresceu significativamente na pandemia. Alguns motivos explicam isso:

• Ao ficarem isoladas em suas casas, as pessoas passaram a comprar mais produtos e/ou serviços pela internet;
• O isolamento social contribui, de certo modo, para alavancar o crescimento do e-commerce;
• Muitos estabelecimentos comerciais tiveram que fechar suas portas temporariamente por determinação das autoridades públicas de saúde. Com isso, muitos consumidores passaram a realizar compras pela internet.

O fato é que houve um crescimento expressivo do e-commerce na pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento foi de nada menos que 230% quando comparado com o ano anterior, 2019. Isso tomando como base apenas uma loja em específico, a HOPE, que surgiu em 2006 e hoje tornou-se uma referência em seu mercado de atuação.

No entanto, quando observamos o crescimento do e-commerce de uma visão mais ampla, podemos perceber que esse mercado obteve um faturamento de nada menos que R$ 33 bilhões, segundo uma reportagem da Exame. Isso apenas no segundo trimestre de 2020. Um dos períodos recordes no que diz respeito à venda de produtos e serviços pela internet.

Vários foram os segmentos que mais cresceram durante a pandemia, como o setor de venda de itens de cama, mesa e banho. Esse mercado obteve uma alta de 236%. Já o nicho de brinquedos, 211%. O de móveis, 174%.

O que tudo isso quer dizer com relação à Black Friday?

A expectativa é que a Black Friday potencialize ainda mais as vendas de produtos e serviços pela internet, fazendo assim com que as empresas, de um modo geral, sejam capazes de crescer e se destacar no mercado.

Para entender tal lógica, basta verificar os números que apontam o crescimento das vendas de produtos e/ou serviços durante a pandemia. Esses produtos e serviços foram comercializados sem descontos, na maioria dos casos, e mesmo assim alcançaram níveis excelentes de venda.

Serão os descontos dados pelas lojas virtuais que farão com que essa edição da Black Friday se torne histórica. As pessoas estão em casa e, à medida que o tempo passa, as suas necessidades ficam mais evidentes. É papel das lojas online atenderem essas necessidades, oferecendo produtos e/ou serviços com excelentes descontos na Black Friday.

No entanto, para obter sucesso na Black Friday, é essencial preparar não apenas o estoque de sua loja online, mas também descontos que sejam capazes de atrair os consumidores, de um modo geral.

A Black Friday está chegando e, diante da pandemia, se tornará um evento de sucesso, histórico. Faça com que sua loja virtual aproveite esse evento para vender mais.

Gostou? Quer saber mais? Então acesse: https://www.liveecommerce.com.br

Editorias: Economia  Internet  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação: 20/10/20
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato