Sustainable Week BASF apresenta conteúdo e oportunidades de novos negócios com foco em ESG

Uma semana dedicada a conectar o ecossistema de inovação e trazer inspiração para novas oportunidades de negócios com foco em sustentabilidade. Este é o principal propósito da quarta edição da Sustainable Week, que será realizada pela BASF na semana do dia 24 de junho para encerrar o mês do meio ambiente. A programação inclui três dias de muito conteúdo (de 25 a 27 de junho) e vai contar com a presença do presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, e do designer especialista em sustentabilidade e biomimética, Fred Gelli, para enriquecer o debate. O encontro será realizado no onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, com transmissão online.
“A demanda por produtos sustentáveis vem aumentando a cada ano. Diante desse cenário, investimos globalmente cerca de 2 bilhões de euros por ano em inovação, pesquisa e desenvolvimento de soluções que também atendam essa busca. Esses são pilares do nosso propósito e estamos empenhados em gerar valor para clientes e parceiros dos diversos setores do mercado em que atuamos. Oferecemos um amplo portfólio que possibilita criar soluções ou ter processos mais sustentáveis”, explica Manfredo Rübens, presidente da BASF para a América do Sul. “Durante a Sustainable Week, promovemos a venda de produtos que contribuem para a sustentabilidade e aproveitamos a oportunidade para mostramos formas inovadoras de apoiar nossos clientes e parceiros na transição para negócios mais eficientes e sustentáveis”, continua Manfredo. “Sem dúvida, na América do Sul, somos protagonistas no setor químico e na agenda rumo a um futuro mais sustentável e, juntos, vamos contribuir para isso”.
Os painéis vão abordar a jornada de sustentabilidade nos mais diversos setores produtivos, apresentar as soluções inovadoras do portfólio da empresa que promovem a sustentabilidade, além de potencializar novas oportunidades de colaboração na América do Sul, incluindo a promoção de produtos na plataforma de comércio digital da empresa.
Diversidade de mercados
No Brasil, a programação será realizada de forma híbrida – presencial no onono, em São Paulo, e com transmissão online. Os painéis, em português, serão realizados no período da manhã, a partir das 9h. No período da tarde, o conteúdo será em espanhol e exclusivamente com transmissão online para alcançar outros países da América do Sul, como a Argentina, Chile, Colombia, Peru, Equador e Venezuela.
“A edição de 2023 atingiu mais que o triplo de clientes em comparação com a edição do ano anterior e estamos otimistas com o engajamento deste ano. Em 2024, pretendemos ampliar ainda mais o alcance dos produtos que alavancam a sustentabilidade para todos os elos da cadeia, somadas às principais tendências e desafios na América do Sul”, afirma Edson Akiyama, diretor de Customer Enabling da BASF, área que engloba as iniciativas para conectar a estratégia de experiência e proximidade com o cliente da companhia.
A programação voltada ao mercado brasileiro vai contar com:
25 de junho – 9h10: Painel com Preto Zezé, presidente global da CUFA. O empresário trará reflexões sobre como é possível conectar as empresas e favelas para construir um futuro mais sustentável.
• 10h: “Mobilidade para o Futuro: Caminhos para a Descarbonização”. BASF e Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) abordam o programa do governo federal Mobilidade Verde (MOVER) conectando com as iniciativas, como a de materiais reciclados e medição de pegada de carbono.
• 10h40: “Tecnologias de Pintura Verde na Indústria Automotiva”. As soluções que garantem processos sustentáveis e inovadores, ao economizar água e energia, reduzir emissões de CO2 e de resíduos, além de melhorar a eficiência dos processos de pintura.
• 11h20: “Biocombustíveis e sustentabilidade energética”. O avanço em inovação para desenvolver novas tecnologias de baixo carbono e ampliar a produtividade e eficiência dos biocombustíveis.
26 de junho – 9h: Rodolfo Viana, gerente sênior de Sustentabilidade da BASF na América do Sul e diretor-presidente da Fundação ECO+, que vai conectar as iniciativas da BASF com as metas de sustentabilidade.
• 9h05: “Desenvolvimento Sustentável na Produção de Jacareí”. As iniciativas no site produtivo de soluções para cuidados pessoais e limpeza doméstica que garantem redução no consumo de recursos, como água, eficiência energética, redução de emissões e eliminam envio de resíduos para os aterros.
• 9h40: “Inovação Sustentável: explorando matérias-primas que transformam as indústrias de Embalagens, Tintas e Construção”. Produtos de fonte renovável, com baixo risco para o meio ambiente, alta eficiência, são alguns atributos das soluções para essas indústrias.
• 10h20: “Biomass Balance: Uma estratégia efetiva para desfossilização”. Metodologia que contribui para a redução da pegada de carbono dos produtos com o uso de matérias-primas renováveis desde o início da cadeia produtiva.
• 10h50: “Credenz: o impacto social e sustentável promovido pela alta produtividade e inovação genética”. Além da inovação para uma maior qualidade por semente e mais tecnologia por hectare, a abordagem apresenta o lado social, com uma iniciativa de valorização da educação com a revitalização de escolas com o apoio da Suvinil.
• 11h30: “Nutrição animal sustentável: um desafio para o presente e o futuro”. O impacto positivo das soluções que levam sustentabilidade à produção pecuária, com dados concretos sobre redução da excreção de compostos poluentes, melhoria do bem-estar animal e maior produtividade.
27 de junho – 9h10: Painel com Fred Gelli, CEO da Tátil Design. O designer abordará a natureza como fonte de inspiração, como a biomimética, o ecodesign e a inteligência natural para fomentar novos produtos, negócios, para pensar futuros desejáveis e o papel das organizações na construção desse futuro.
• 10h: “Conexões que dão uma nova vida ao plástico”. Wise e Yougreen vão explorar os serviços especializados em gestão de resíduos e a jornada de reciclagem de plástico para fortalecer a economia circular.
• 10h40: “Soluções mais sustentáveis no mercado de tintas com Suvinil”. O conceito de design em prol da sustentabilidade e o desenvolvimento do projeto de economia circular da marca líder de tintas imobiliárias.
• 11h20: “Novas soluções sustentáveis no setor de limpeza doméstica”. As inovações de fonte natural, renovável, que são biodegradáveis e com alto desempenho que atendem a demandas importantes do mercado de produtos de limpeza.
Para fazer parte dessa jornada sustentável, é preciso fazer a inscrição gratuita no site Sustainable-Week para receber o link da transmissão, ou reservar vaga presencial.

Editorias:   Automóveis e Automotores  Construção e Arquitetura  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 21/06/24
Tags:
Informações para contato
Empresa: Lígia Cerdeira  
Contato: Máquina da Notícia  
Telefone: 13--

E-mail: ligia.cerdeira3@grupomaquina.com
Skype:
MSN: