Brasil está no topo das cirurgias plásticas e médico alerta para os riscos na escolha do profissional

Botox é a novidade do momento, mas, deve ser aplicado por especialistas

Nem sempre o que vale é a beleza interior. Pelo menos é o que mostram os números sobre o mercado de cirurgia plástica no Brasil e no mundo. Por aqui, mesmo diante de um contexto socioeconômico crítico, de acordo com levantamento realizado recentemente pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), superamos Japão e México no ranking mundial de cirurgia plástica, A pesquisa mostra, ainda, um crescimento de 5% no total de procedimentos cirúrgicos no País.
O Dr. Pérsio Freitas, médico cirurgião plástico há mais de 40 anos, credita esse crescimento na demanda por cirurgias plásticas a uma expectativa de vida cada vez mais alta. “As pessoas estão vivendo mais e melhor, com isso, querem viver bem também esteticamente. E não é nenhum crime querer ver uma imagem satisfatória no espelho, inclusive, isso contribui significativamente para os processos de autoestima e felicidade dos pacientes”, revela o especialista.
Dentre os procedimentos mais buscados estão: aumento de mama, lipoaspiração, cirurgia das pálpebras (blefaroplastia), cirurgia do nariz (rinoplastia) e abdominoplastia.
Mas, o médico alerta para os riscos da cirurgia plástica. “Muitas vezes os riscos não estão atrelados diretamente à cirurgia plástica em questão, mas, ao profissional escolhido. Eu ainda fico surpreso com quem realiza uma cirurgia plástica sem o mínimo critério para escolher o médico. É uma intervenção séria que, caso dê alguma complicação, pode ter consequências graves”, conta Freitas.
O médico explica, ainda, que a ideia não é assustar os potenciais pacientes, mas, apenas alertar para a correta escolha de um profissional, que deve ter seu registro médico e antecedentes verificados.

Novo caminhos - O destaque atual vai para procedimentos estéticos menos invasivos, como o Botox. A aplicação da Toxina Botulínica foi feita por aproximadamente 5 milhões de pessoas nos últimos anos no mundo. Trata-se de uma substância capaz de causar uma paralisia nos músculos de uma determinada região do corpo, tendo diferentes aplicações para a saúde e para a estética.
“O Botox é uma excelente alternativa para aquelas pessoas que se incomodam com marcas de expressão, pequenas rugas que não necessariamente necessitam de uma intervenção cirúrgica mais complexa. O único problema é que o Botox deve ser aplicado por um médico ou dentista, infelizmente, há muita gente que não tem o devido preparo aplicando Botox por aí e é um grande risco para as pessoas. É preciso saber aplicar, além disso, há a correta manipulação da substância, além, claro, de os pacientes fazerem a aplicação com profissional que assegure a procedência do produto”, explica o médico.

Sobre Dr. Pérsio Freitas (CRM 23.325 e RQE 933) – Médico cirurgião geral e médico cirurgião plástico, atua há mais de 40 anos na profissão, tendo se especializado em cirurgia plástica pela Associação Médica Brasileira (1984), além ser especialista em cirurgia geral pelo Conselho Federal de Medicina (1988). Também é membro titular da Federation Ibero Latino-americana de Cirurgia Plástica y Reconstructiva e autor do livro “Cirurgia Plástica sem Segredos” (Ed. Nobel). Atuou como médico da Organização das Nações Unidas (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), na África. Foi professor de Cirurgia Plástica na Faculdade de Medicina do ABC e atuou em estágios em Paris, México, Miami e Nova Iorque.
Mais informações em: www.persiofreitas.med.br.

Informações à imprensa Dr. Pérsio Freitas
ACTA Comunicação Integrada – www.actacomunicacao.com.br
Cristiane Sampaio – contato@actacomunicacao.com.br
(11) 4551-7958 // (11) 9 9834-0264 (WhatsApp)

Editorias: Estética e Beleza  Feminina  Mídia  Serviços  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 28/05/19
Tags:
Informações para contato
Empresa: ACTA Comunicação Integrada  
Contato: ACTA Comunicação Integrada  
Telefone: 11-56311866-

E-mail: cristianesampaiojornalista@gmail.com
Skype: cristiane.sampaio311
MSN: