AEEARP recebe professor da Universidade de Firenze para palestra sobre a cultura italiana contada através das construções
Phd em Engenharia das Estruturas pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Bologna, Enrico Mangoni

O encontro gratuito acontece na quinta-feira, 22/06, na sede da Associação de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto

Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Florença e Phd em Engenharia das Estruturas pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Bologna, Enrico Mangoni, estará em Ribeirão Preto no próximo dia 22 de junho, às 19h, para apresentar “Um tour pela Itália: aprendendo a cultura e as tradições do país através da história das construções”. O evento é gratuito e promovido pela AAEARP – Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto.

Professor há 15 anos da Universidade de Florença, Enrico é titular do Studio Mangoni, que conta com uma unidade no Brasil. O engenheiro já desenvolveu e patenteou diversos sistemas construtivos e elementos inovadores no setor da construção civil. O profissional visita o Brasil para uma agenda diversa, que envolve desde a preparação da Construmetal 2023, que será realizada em setembro e para a qual palestrará como convidado internacional, bem como para o desenvolvimento de um sistema construtivo inovador.

“Ribeirão Preto é uma das primeiras cidades do país a receber essa palestra, que já aconteceu na capital paulista e deverá acontecer ainda em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). A escolha de Ribeirão para compartilharmos o tema a partir do olhar sobre como a construção civil é o retrato histórico de uma nação está ligada à ampla comunidade de origem italiana local”, destaca Enrico.

Em sua pesquisa sobre a arquitetura italiana em Ribeirão Preto, a arquiteta e urbanista Ana Gléria identificou 16 profissionais italianos atuando na cidade entre os anos de 1910 e 1930. “Cerca de 600 projetos aprovado por estes nomes que estão no acervo de Obras Particulares do Arquivo Público de Ribeirão Preto. A maior parte destes profissionais foram licenciados como projetistas após o decreto do CREA em 1933. Alguns agentes construtores vieram com titulação profissional da Itália, outros chegaram como práticos, e alguns imigraram ainda crianças e aprenderam a profissão no Brasil”, explica a pesquisadora.

Serviço:
Palestra “Um tour pela Itália: cultura e as tradições através das construções”.
Data: 22 de junho de 2023 – Quinta-feira
Horário: 19h às 21h
Local: R. Clemente Ferreira, 330 - Jardim Sumaré, Ribeirão Preto
Inscrições Gratuitas no site: www.aeaarp.org.br

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 16/06/23
Tags:
Informações para contato
Empresa: Texto & Cia Comunicação  
Contato: Daniela Antunes e Blanche Amancio  
Telefone: 16-39162840-

E-mail: contato@textocomunicacao.com.br
Skype:
MSN: