Compostagem e suas vantagens serão abordadas na Semana de Agronomia da AEAARP
Katia Goldschmidt Beltrame, engenheira agrônoma

A compostagem, processo bio-oxidativo controlado da matéria orgânica, vem se tornando uma ferramenta essencial para a preservação do meio ambiente, na medida em que usa como matéria prima resíduos de outras linhas de produção, evitando seu envio para lixões e/ou aterros. “O composto orgânico resultante do processo é utilizado em diversas atividades agrícolas, além de ser fundamental para a reposição da matéria orgânica nos solos tropicais cultivados”, explica a engenheira agrônoma Katia Goldschmidt Beltrame.

Segundo ela, o manejo adequado da matéria orgânica dos solos agrícolas possibilita, entre outros benefícios, a redução do uso de fertilizantes importados, com a consequente diminuição de custos e dependência de insumos do exterior, e o aumento da rentabilidade das lavouras.

Beltrane abordará o assunto na palestra “Compostagem e suas vantagens”, no dia 24 de junho, às 19h, e detalhará as fases e os sistemas da compostagem, benefícios ambientais, agronômicos e econômicos, além da legislação vigente dos insumos de base orgânica. O evento integra a 14ª Semana de Agronomia da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), que acontece on-line de 23 a 25 de junho na página do Facebook da associação (facebook.com/aeaarp/) e pelo canal da AEAARP no Youtube.

“Saber proceder à compostagem de maneira eficiente tornou-se uma qualificação extremamente valorizada para profissionais, como engenheiros agrônomos e ambientais, que entendem seus mecanismos e suas vantagens como a melhor ferramenta para integrar a preservação ambiental e a agricultura”, ressalta.

Katia Goldschmidt Beltrame é diretora da MK2R Soluções em Compostagem, possui especialização em microbiologia de solo e trabalha há 25 anos com compostagem, tendo utilizado em projetos mais de 5 milhões de toneladas de resíduos.

A Semana de Agronomia é voltada para profissionais, estudantes da área e pessoas interessadas no tema; tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP). As inscrições podem ser feitas no Portal da AEAARP, no link https://www.aeaarp.org.br/eventos.

14ª Semana de Agronomia AEAARP
De 23 a 25 de junho
Transmissão on-line pela página do Facebook da AEAARP (facebook.com/aeaarp/) e pelo canal da AEAARP no Youtube.
Inscrições: www.aeaarp.org.br/eventos

Editorias: Ecologia e Meio ambiente