Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o mentor do projeto Hackathon Infratech e empreendedor brasileiro Gustavo Lintz está implementando um programa de capacitação e mentoria para o setor de Infratech com foco em empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PMEs), para a América Latina e no Caribe.
O objetivo, segundo Lintz, é o desenvolvimento de questões ligadas ao empreendedorismo e infraestrutura, principalmente como liderança e boa comunicação. O intuito da parceria é promover o desenvolvimento da Infratech nos países latino-americanos e região caribenha, especialmente no que diz respeito a um futuro mais sustentável no setor de transportes, mobilidade urbana e educação, ressalta o empreendedor
Como forma de implementar suas ações inovadoras, Gustavo explica que o programa irá mapear e identificar potenciais pequenas e médias empresas (PMEs), startups e desenvolvedores individuais com potencial para se envolverem em um caso piloto de Infratech na América Latina. Para tal, propõe desenvolver um programa de treinamento/mentoria em Infratech com foco em empreendedorismo de PMEs a ser implantado online na América Latina, com conteúdo em português e espanhol, ressalta o consultor.
Também serão realizadas uma série de eventos (presenciais em Campinas/SP e online), como hackathons e webinars, para conscientizar e envolver empreendedores e profissionais da região da América Latina e do Caribe no setor de Infratech. Gustavo cita que, além disso, também será disponibilizado para os participantes um espaço FIGITAL (físico e digital), a partir do qual serão realizados encontros em espaços físicos para captação e preparação de projetos, treinamentos e workshops. E ainda contará com a realização de um quadro semanal na Rádio Brasil Campinas, todo sábado às 11h15min: o Espaço Infratech.
O projeto de mentoria conta ainda com um grupo de trabalho formado por especialistas, avaliadores e líderes de projetos na área da Infratech, que serão responsáveis pela realização de cursos e treinamentos práticos de comportamento empreendedor para geração de projetos, apps, softwares, soluções e serviços ligados à Infratech.
O consultor afirma que o programa tem como meta a formação de um “Corredor Global de Inovação”, no qual grupos, organizações, incubadoras e aceleradoras de startups e empresas, que fazem ou desenvolvem os mesmos temas, assuntos ou serviços, possam se unir como impulsionadores do desenvolvimento regional e, assim, impactar significativamente no progresso dessas regiões do globo, explica o consultor e idealizador do programa.
Gustavo ressalta que em um mundo onde a tecnologia tem cada vez mais provocado profundas mudanças na forma como os indivíduos veem, interpretam e agem cotidianamente, a conectividade entre os diversos setores e serviços prestados à sociedade se configura como uma demanda não somente fundamental para as futuras gerações, mas sobretudo como uma área significativamente promissora para aqueles que investem e se interessam pelo crescimento do mercado digital.
Desse modo, utilizando meios tecnológicos disponíveis em países da América Latina e Caribe, o programa tem foco no aprimoramento do setor de prestação de serviços e criação de projetos, incluindo o setor público, principalmente com governos, empresas mistas, setor privado e também as parcerias público privadas (PPP), explica o idealizador do programa.
Como o Programa funciona
O programa é desenvolvido em seis grandes eixos: mecanismos para criação de startups; treinamentos/mentorias/cursos; mapeamento de profissionais e empresas do setor Infratech; publicação de necessidades e desafios do setor e publicação de resultados, sendo estes organizados em seis módulos: Pessoas e Empreendedorismo; Processos; Projetos; Produtos e serviços; Infratech e Transporte.
Pessoas e Empreendedorismo - As habilidades socioemocionais desempenham um papel fundamental em projetos de Infratech e empreendedorismo. Pensando nisso, este módulo visa demonstrar as habilidades, competências e atitudes necessárias para ampliar o autoconhecimento e a capacidade de liderança, além de desenvolver o espírito crítico e também a criatividade para novas soluções conforme as demandas atuais e futuras da sociedade.
Processos - Após o desenvolvimento das habilidades socioemocionais fundamentais de um empreendedor de sucesso, o segundo módulo busca, por meio de conceitos organizacionais e ferramentas de gestão e produtividade, demonstrar quais as habilidades técnicas necessárias para a realização de projetos eficazes, como desenvolvimento de softwares, segurança da informação, desenvolvimento de aplicativos e dispositivos IoT (Internet das coisas), IA (Inteligência Artificial), entre outros. Além disso, este módulo também propõe ensinar a utilização de ferramentas para aumento da produtividade, organização e criação de projetos e plano de ação.
Projetos - No terceiro módulo, o participante do programa irá aprender a criar seu próprio projeto. Assim, o foco desse momento do curso está em sanar de vez dúvidas comuns de “como tirar uma ideia da cabeça e do papel e colocá-la em prática?” ou “como escolher, definir, criar e desenvolver um projeto ou uma empresa?”. Desse modo, o módulo 3 visa demonstrar como aplicar ferramentas de criação de projeto a partir de um modelo padrão, além também de oferecer modelos de currículos, ideias, necessidades e planos de negócio.
Produtos e Serviços - Nesta etapa do programa, serão desenvolvidas ideias e propostas, junto aos participantes, de produtos e serviços cujo objetivo seja a criação de soluções inovadoras que busquem atender a demandas e necessidades do mercado e da sociedade, mais especificamente da região da América Latina e do Caribe.
Módulo Infratech - No quinto módulo, o programa de mentoria buscará, a partir das principais necessidades dos países latino-americanos e região caribenha, criar conteúdos, definir conceitos gerais e estabelecer proposições que integrem efetivamente sociedade, mercado e tecnologia.
Módulo Transportes - No último módulo, o programa de mentoria mostrará os principais desafios, necessidades e possíveis soluções dos países latino-americanos e região caribenha em relação aos transportes e mobilidade urbana e Infratech.
Módulo Extra - QUIZ - Será criado um jogo de perguntas e respostas para avaliar e analisar o nível de empreendedorismo, inovação e tecnologia de cada participante.
Gustavo Lintz cita que, além de propor a integração de soluções inovadoras que busquem resolver os desafios de infraestrutura específicos da América Latina e Caribe, o programa de mentoria e capacitação com foco em Infratech e Comportamento Empreendedor tem o potencial de impulsionar o crescimento sócio-político-econômico dessas regiões, melhorando a qualidade de vida dos seus cidadãos. “Essa, portanto, é, sem dúvidas, uma oportunidade única para aqueles que são apaixonados por tecnologia e desejam contribuir para o progresso dessas regiões do globo e, assim, fazer a diferença no mundo!”, conclui o empreendedor.
O que é Hackathon Infratech?
Estamos na era da quarta revolução industrial e as mudanças significativas que isso implica na forma como as sociedades interagem com a tecnologia, demonstram a relevância deste tema nos dias atuais. Destacamos que nem todas as comunidades têm igual acesso e capacidade de se adaptar a essas mudanças tecnológicas. Por isso, criamos o Hackathon Infratech para dar mais acesso a pessoas e empresas contribuindo para essa interação tão necessária na América Latina e região caribenha.O Hackathon Infratech, é um programa de mentoria contínuo que visa criar e desenvolver projetos de empreendedorismo e inovação em infraestrutura tecnológica.
Em resumo, o Hackathon Infratech busca capacitar indivíduos e comunidades a aproveitar as oportunidades do momento atual, principalmente nas áreas de infraestrutura, empreendedorismo e inovação. Os interessados em participar devem fazer sua inscrição nesse link: https://hackathoninfratech.com.br/
Sobre o Projeto
O que é Hackathon Infratech?
Estamos na era da quarta revolução industrial e as mudanças significativas que isso implica na forma como as sociedades interagem com a tecnologia, demonstram a relevância deste tema nos dias atuais. Destacamos que nem todas as comunidades têm igual acesso e capacidade de se adaptar a essas mudanças tecnológicas. Por isso, criamos o Hackathon Infratech para dar mais acesso a pessoas e empresas contribuindo para essa interação tão necessária na América Latina e região caribenha.O Hackathon Infratech, é um programa de mentoria contínuo que visa criar e desenvolver projetos de empreendedorismo e inovação em infraestrutura tecnológica.
Em resumo, o Hackathon Infratech busca capacitar indivíduos e comunidades a aproveitar as oportunidades do momento atual, principalmente nas áreas de infraestrutura, empreendedorismo e inovação. Os interessados em participar devem fazer sua inscrição neste link.
Realizado pelo Grupo Lintz e EDP e com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, QEMP, DoctorCoach, Rádio Brasil Campinas, Formiga Digital, Lalt, DISC for me e Movimento Educacional Híbrido.