“Todos os elos da cadeia alimentar devem ser certificados e isso começa com treinamentos”

Produtores e fornecedores que trabalham com alimentos, direta ou indiretamente, devem estar certificados para entregar seus produtos aos supermercados e serviços de alimentação

Voltamos à época em que você sabia de onde aquele alimento tinha sido plantado, de como ele fora produzido até chegar a sua mesa, porque na maioria das vezes saia do seu quintal ou do seu vizinho e você apenas ia na horta ou pomar para colhê-los.

Hoje, isso já é possível através da rastreabilidade dos alimentos, uma exigência cada vez mais crescente com os consumidores finais, ou seja, seu cliente.

Para a ANVISA - Agência de Vigilância Sanitária, um sistema de rastreabilidade é a garantia de agilidade em casos de recall de alimentos, pois facilita o acesso às informações de origem e trajetória do produto pelo lote.

HACCP e APPCC para embalagens

Diante dessa necessidade, a Food Design Ribeirão trouxe nos dias 19 e 20 de dezembro o MSc Fabrício Farinassi para ministrar o treinamento sobre HACCP/APPCC para embalagens e apresentar um sistema que identifica, avalia e controla perigos significativos para a segurança de alimentos.

Entre os assuntos abordados foram apresentados os princípios e os passos de APPCC/HACCP, a elaboração de fluxogramas e dinâmicas de todos os processos.

Participaram deste treinamento os profissionais Eliane Patricia Leopoldo – Analista de Qualidade, Fernando Alves Rosa – Auditoria Interna de Qualidade, Emanuelle Fernanda C. Marcelino - Controle de Qualidade, que trabalham numa empresa de embalagem de vidros, Camila Marques Rodrigues - engenheira de alimentos, a bióloga Denise Mara da Silva, Dra Adriana Abud - Ouvidoria Alimentar e a nutricionista Thais Delsin Goulart.

Segundo Farinassi, “como o cliente é o dono do seu negócio, os produtores primários a indústrias, além dos varejistas, devem entregar alimentos saudáveis à mesa do consumidor. Nessa cadeia estão o produtor, o transformador, os fornecedores de rótulos e de embalagens, da tinta da embalagem, dos paletes, da transportadora, ou seja, todos os elos envolvidos na cadeia produtiva devem ser rastreáveis e entregar tudo com qualidade e procedência".

Para Adriana Abud, “com esse treinamento fechamos 2019 com chave de ouro e sabemos que têm muito trabalho pela frente. Para 2020, a Food Design Ribeirão realizará diversos treinamentos, com conteúdos exclusivos e focados à realidade da região. Aproveito para desejar a todos: amigos, clientes, parceiros e fornecedores um feliz natal e um próspero ano novo”.

Acesse o site www.fooddesign.com.br, curta as mídias sociais e assine a newsletter.

Mais informações e inscrições poderão ser obtidas através do 📲 (16) 98133-3737 ou 📩 treinamentosrp@fooddesign.com.br

Adriana Fagundes
Assessora de Comunicação
www.companhiadacomunicação.com.br
📲 (16) 98133-3737

Editorias: Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Gastronomia  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 24/12/19
Tags:
Informações para contato
Empresa: Companhia da Comunicação  
Contato: Adriana Fagundes  
Telefone: 16-3041-0078-

E-mail: adriana@companhiadacomunicacao.com.br
Skype: companhiadacomunicação
MSN: companhiadacomunicacao@companhiadacomunicacao.com.br