Jornalismo e responsabilidade social dão o tom ao programa DadoCast
Jornalistas Sérgio Wesley e Mônica Santana - Foto: Divulgação

Os jornalistas Sérgio Wesley e Mônica Santana falaram sobre jornalismo e responsabilidade social no programa DadoCast, comandado pelo advogado Carlos Eduardo Manfredini Hapner. O podcast foi ao ar nesta terça-feira, 25 de agosto e está disponível em celular, tablet e computador (dadocast.com) e na maioria dos tocadores, dentre eles Spotify e Apple Podcast.

A conversa debateu o papel do jornalismo e seu poder de penetração e difusão de ideias por meio de uma multiplicidade de tecnologias. “O princípio constitucional da liberdade de expressão está diante de novo e inusitado desafio”, observou Hapner. Ele introduziu o bate-papo lembrando que, mesmo num momento tão difícil, o jornalismo segue firme e fiel aos preceitos éticos. A imprensa enfrenta obstáculos para manter vivo seu insubstituível protagonismo na defesa de direitos fundamentais. “Responsabilidade social e jornalismo são indissociáveis”, sublinhou o advogado.

No programa os jornalistas falaram sobre sua trajetória profissional, o universo on-line em que estão inseridos o jornalismo e as demais formas de comunicação, o efeito das fakes news e como está sendo praticar o jornalismo num período tão conturbado como o atual.

Mônica disse que para ela o jornalismo dedica-se a contar uma boa história, bem apurada, mostrando o lado de todos os envolvidos. “Mesmo com a modernidade, com o google e as demais ferramentas, ainda é necessário apurar com ética para produzir uma notícia em que a verdade prevaleça”, afirmou.

Sérgio ressaltou que a pandemia está sendo um aprendizado, de mudanças de paradigmas, principalmente em relação à gestão de negócios. “Tivemos que organizar um novo modelo de trabalho (home office), mas conseguimos manter a produtividade, conquistar clientes e preservar a equipe”.

O DadoCast é quinzenal e dedicado ao debate de temas da atualidade, difusão de ideias, cultura, assuntos jurídicos e histórias inspiradoras.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Jurídica  Sociedade
Tipo: Pauta  Data Publicação: 27/08/20