Clima de otimismo no final de ano é apontado em indicador
...

O IGEOC, instituto que reúne as principais empresas de telecobrança do Brasil para promover excelência no setor, tem constatado um relativo otimismo para a economia entre os associados e no mercado, neste final de ano. A percepção está refletida também em indicador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.
O Índice de Incerteza da Economia – Brasil recuou 6 pontos entre outubro e novembro passados atingindo 105,1 pontos. É a segunda queda consecutiva e o menor patamar desde fevereiro de 2018, quando estava em 104,3 pontos, refletindo uma maior confiança. O índice busca mensurar a incerteza da economia brasileira, a partir de informações coletadas dos principais jornais do país, do Ibovespa e das expectativas do mercado financeiro em relação às variáveis macroeconômicas.
“Com notícias favoráveis sobre o desempenho corrente da economia e algum arrefecimento das tensões políticas internas, a incerteza recuou. Ainda é cedo para se comemorar uma hipotética estabilização do indicador em níveis mais próximos da neutralidade (100 pontos), mas o avanço recente levou o indicador aos níveis do semestre setembro/2017-fevereiro/2018, momento em que havia certo otimismo quanto à possibilidade de a economia brasileira sair da crise de 2014-2016 de forma mais consistente do que se observou a posteriori”, explicou o superintendente de Estatísticas Públicas da FGV IBRE, Aloisio Campelo Jr.
Para a presidente do IGEOC, Mariane Schettert, a expectativa é muito boa para 2020. “É bom terminar o ano enxergando uma luz no final do túnel”, completou.

Editorias: Economia  Negócios  Serviços
Tipo: Pauta  Data Publicação: 20/12/19