Projeto “Curtas de Animação” volta à zona rural de Valinhos/SP
...

A EMEB Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca, no bairro Reforma Agrária, na zona rural de Valinhos/SP, recebeu, nos meses de setembro e outubro, o projeto cultural “Curtas de Animação”, com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Foram duas oficinas realizadas na escola. Em cada uma delas, um grupo de alunos desenvolveu um curta-metragem de animação, que serão exibidos pela primeira vez no dia 17 de novembro, numa sessão especial dentro da escola, das 14h às 15h.
A primeira oficina contou com a participação de 15 estudantes na faixa etária entre 11 e 17 anos e gerou um curta-metragem sobre a história da professora que dá nome à escola, Edina Aparecida Bampa da Fonseca, numa adaptação livre, com traços de ficção. “Os alunos tiveram liberdade poética para criar detalhes adicionais a história original”, conta o cineasta e animador Mauricio Squarisi, co-diretor do Núcleo, e um dos profissionais que ministrou a oficina.
A segunda oficina seguiu o mesmo formato de organização, com novos participantes, mas abrindo espaço para que alguns alunos que estiveram na primeira turma pudessem se aprofundar, repetindo a experiência, praticando e refletindo sobre as potencialidades da animação que é um segmento em alta, com vários campos de atuação e demanda crescente. O filme produzido, “Com Fogo não se brinca”, tem temática ambiental.
Realizado em parceria com a Direção Cultura, o projeto Curtas de Animação foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Até o fim do ano, o projeto promove ainda mais 04 oficinas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Alves dos Santos, no Jardim Regina, em Campinas.
Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Com direção dos animadores Wilzon Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo já tem mais de 45 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização das oficinas, que utilizam uma didática própria desenvolvida pelo Núcleo, estimulando os participantes a encontrarem sua identidade gráfica individual, seu traço próprio, mesmo em produções de autoria coletiva.
Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre vários outros.
Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.
As atividades do Núcleo podem ser acompanhadas pelo https://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/.

O Núcleo também está presente nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/ncacampinas

Instagram: @ncacampinas

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ncacampinas/

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Sociedade  Terceira idade  
Tipo: Evento  Data Publicação: 16/11/22
Local a ser realizado: Valinhos  Data a ser realizado: 17/11/22
Tags:
Informações para contato
Empresa: A2N Comunicação  
Contato: A2N Comunicação  
Telefone: 19-32962949-

E-mail: contato@a2n.com.br
Skype:
MSN: